Como escolher a melhor transportadora para meu e-commerce?

Como escolher a melhor transportadora para meu e-commerce?
Dai 15 de maio de 2020 Blog

Escolher a transportadora adequada para seu e-commerce é fundamental para o sucesso dos negócios. O processo exige muita cautela para evitar problemas na entrega dos produtos e essa operação afeta desde a cadeia de suprimentos até a precificação, mesmo que a venda não seja diretamente para o consumidor final. 

Por isso, antes de tomar essa decisão, é preciso levar em conta alguns itens. Confira.

Analise o seu negócio

Ao escolher a transportadora, muitos empresários analisam apenas o preço, e isso é um equívoco, afinal uma escolha ruim pode trazer grandes problemas para o empreendimento. Portanto, além do preço, existem outros fatores que também devem ser considerados como: quais tipos de produto seu cliente mais procura, se são produtos específicos que necessitam de transporte adequados e se os seus concorrentes cobram frete.

Também verifique se você sabe exatamente o que esperar de uma transportadora, assim esse processo de análise será mais eficiente.

Confira as condições de cada transportadora

Conhecer as condições de cada transportadora é muito importante para que você consiga eleger aquela que mais se adequa à sua necessidade. Por isso, prefira as que prezam pelo compromisso com o prazo, qualidade e segurança na entrega.

Além disso, confira outros fatores como:

Taxas incidentes

É imprescindível saber se essas taxas afetarão a competitividade dos preços da sua loja virtual e o desenvolvimento financeiro da empresa. 

Personalização

Se seu negócio atende nichos específicos, precisará de um transporte especial. Então certifique-se de que essa transportadora tem essa estrutura.

Prazo

Os prazos também são importantes, por isso confira como a empresa trabalha principalmente em épocas sazonais onde a demanda aumenta.

Estrutura da frota

Não esqueça de avaliar a quantidade de veículos disponíveis, o estado de conservação deles, o modelo e o ano de fabricação, afinal esses itens podem impactar na entrega do seu produto.

Tecnologia

Priorize para empresas que investem em tecnologia, que tenham controle de processos e uma operação mais atualizada. Isso garantirá menos riscos, erros e consequentemente redução de custos.

Visite o transportador 

Não confie totalmente nos materiais de marketing, no site da empresa e no discurso dos vendedores. Se possível vá pessoalmente ao transportador e acompanhe a montagem de uma carga, confira os processos internos, cheque a limpeza, disciplina e o cuidado com os produtos.

Verifique a área de atuação 

A maioria das transportadoras não conseguem atender todas as regiões do país. Por isso, em muitos casos é necessário contratar mais de uma empresa. Não há uma regra de quantas transportadoras deve-se contratar, mas é preciso considerar os custos logísticos e as vantagens de cada uma.

Negocie os melhores contratos

Por fim, é preciso negociar os preços com as transportadoras. Para isso você deve conhecer a fundo sua operação e obter as informações mais importantes para elaboração de uma tabela de frete, sendo algumas delas: volumetria de produtos, peso médio, origem da carga e cubagem dos produtos.

Também é essencial planejar em quais locais a sua loja virtual terá preços mais competitivos. Dessa forma, eles poderão oferecer tabelas com descontos maiores nas regiões que você precisa.

Negociar com três ou mais transportadoras pode ajudar a identificar qual delas oferece o melhor custo-benefício e, principalmente, qual aumenta o seu poder de barganha para melhorar os preços do frete.

Ter um bom gerenciamento de frete proporcionará a sua empresa diversas vantagens. Dentre elas, entregas mais eficientes, análises mais assertivas, controle dos processos e domínio financeiro. Lembre-se de aproveitar todas as oportunidades para garantir o sucesso do seu negócio.

Daiane Caroline

Publicitária de formação e apaixonada por comunicação. Escreve para o blog da Signativa e toma café o tempo todo.

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