Saiba como tirar boas fotografias para sua loja virtual

Saiba como tirar boas fotografias para sua loja virtual
Carolina 20 de julho de 2015 Marketing Digital

Sem dúvidas, uma boa fotografia faz toda a diferença em um e-commerce. Como o cliente não pode tocar no produto, as expectativas da compra são baseadas nas fotos que o lojista cadastra. Sendo assim, investir tempo e se empenhar para tirar boas fotografias para loja virtual acaba sendo uma ótima maneira de vender mais produtos.

Allan Bravos, fotógrafo profissional, comenta que em um e-commerce, a fotografia é a única referência visual do cliente. Por mais que fatores como o texto influenciem, a imagem acaba se tornando um ponto fundamental para o sucesso da loja.

Confira as dicas do profissional para ser bem bem-sucedido quando o assunto for fotografia:

1. Estude antes de tirar as fotografias

Parece clichê, mas não é. A prática é importante, mas a parte teórica proporciona um conhecimento técnico que irá te ajudar no momento de tirar as fotografias. Se você precisa lançar o produto, mas não pode contar com um fotógrafo profissional, estude o máximo que puder antes de tirá-las. “Mesmo assim, contrate um profissional quando possível. Todas as grandes marcas têm grandes fotógrafos e isso não é acidente”, explica Allan.

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Dica: o site www.dicasdefotografia.com.br tem muitas dicas para quem está começando. Se você quer tirar boas fotografias para loja virtual, acompanhe este site.

2. Escolha o tipo de câmera adequada

É possível conseguir bons resultados com câmeras mais simples, dependendo do contexto e do que você deseja fotografar. Allan explica que as câmeras profissionais do tipo DSLR (que possuem um espelho que redireciona a luz vista pela lente para o visor ótico), como as das marcas Canon e Nikon, geralmente apresentam muito mais nitidez. Outras câmeras modernas do tipo mirrorless (que não têm espelhos para redirecionar a imagem para o visor ótico), como as da marca Sony, são outra excelente opção.

Abaixo a ilustração do que é uma câmera DSLR, com espelho. No momento do clique da fotografia, o espelho sobe, permitindo que a luz chegue até o sensor:

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Exemplo de câmera mirrorless:

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Se a câmera permitir a troca, as lentes também influenciam muito o resultado da fotografia. Caso não tenha uma máquina adequada, é possível utilizar a câmera de celulares como o Iphone, por exemplo. “É importante lembrar que esta não é uma alternativa para qualquer tipo de trabalho. Essas câmeras têm a tendência de suavizar a imagem, por isso, possuem uma série de limitações”, relata o fotógrafo.

3. Tome cuidado com a iluminação

Luz suave, sempre. Allan explica que essa luz é obtida através do rebatimento (luz contra uma superfície clara) ou da difusão (filtros entre a luz e a cena). “Janelas suavizam a luz do sol e são uma boa alternativa para quem não tem equipamento de estúdio”, comenta o fotógrafo.

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4. Posicione a câmera corretamente

Apesar de ser um equipamento muito útil, nem sempre faz-se necessário o uso do tripé. A sua função é manter a câmera completamente estável durante a captura da imagem, mas se a captação ocorrer rapidamente, o tripé é dispensável. “É possível apoiar a câmera em uma mesa e o resultado é o mesmo. Já apoiei muito o celular na carteira para conseguir uma foto”, explica Allan.

Você também pode aprender a fazer um tripé caseiro no vídeo abaixo:

5. Atente-se ao tamanho das imagens

Para melhores resultados em suas fotografias para loja virtual, atente-se ao tamanho das imagens. Fotografe seus produtos na maior resolução possível, mas tenha em mente que o tamanho para a web varia muito. Um site rápido geralmente é melhor que uma imagem perfeita.

Dica: utilize programas como o Optimizilla para otimizar suas imagens.

Perceba que com essas pequenas dicas e com muita dedicação, é possível transformar a identidade visual de sua loja. Não esqueça de tirar várias fotografias de muitos ângulos, até obter a imagem desejada.

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