O crescimento do e-commerce exige uma logística efetiva

O crescimento do e-commerce exige uma logística efetiva
Dai 21 de agosto de 2020 Blog

O crescimento do e-commerce é almejado por todo lojista e quando ocorre deve ser bem administrado para que todo trabalho não tenha sido em vão. Esse avanço já ocorreu ou está acontecendo para muitos lojistas, e muito se deve ao momento atual de pandemia. 

De acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a expectativa é que o e-commerce fatura R$ 106 bilhões em 2020. Por isso o lojista deve estar preparado.

Logística

A expansão do negócio deve vir acompanhada de uma logística efetiva, afinal ela é fundamental em uma operação. Nos últimos anos, o setor de logística se transformou para acompanhar a dinâmica e mudanças do e-commerce. 

Para atender um novo tipo de consumidor, esse segmento teve que rever os modelos de distribuição e da malha logística. Com o Covid-19 houve uma transformação digital e esse cenário se intensificou acelerando muitos negócios. Muitas empresas que atuavam no B2B mudaram suas estratégias comerciais, passando a atuar também ou somente no setor B2C.

Empresas do segmento logístico têm se preparado e desenvolvendo soluções multicanais que envolvem:

  • preparação para o varejo e o comércio eletrônico;
  • controle e qualidade dos produtos;
  • embalagem;
  • personalização de pedidos;
  • soluções de transporte;
  • gestão de devoluções.

Dificuldades 

Muitas empresas enfrentam desafios para administrar sua logística e acompanhar o crescimento do site. Os principais problemas envolvem canais de distribuição e tempo de resposta dos processos. 

A sazonalidade também é um grande desafio para os empresários. Para superar essa questão, eles desenvolvem operações multiclientes, onde podem absorver muito mais variações do que um centro de distribuição e disponibilizar informações em tempo real sobre os processos.

Ao comprar, os consumidores consideram as condições de entrega e devolução dos pedidos e no momento atual isso se tornou ainda mais evidente. O cliente quer, cada vez mais, receber exatamente o que comprou, com mais velocidade e agilidade. 

Como podemos ver uma logística efetiva é fundamental e deve ser adequada ao crescimento do e-commerce, principalmente para fidelizar clientes. Por outro lado, atrasos ou erros podem prejudicar e muito a reputação de uma loja virtual.

Por isso, todos os elos da cadeia logística devem estar atentos, buscando entregar serviços mais personalizados e estruturados para atender às necessidades desse segmento tão importante da economia.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário no post, vamos adorar respondê-lo.  

Daiane Caroline

Publicitária de formação e apaixonada por comunicação. Escreve para o blog da Signativa e toma café o tempo todo.

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