Datas comemorativas para seu e-commerce arrasar em 2022

Datas comemorativas para seu e-commerce arrasar em 2022
Dai 11 de janeiro de 2022 Blog

As datas comemorativas são essenciais para alavancar as vendas do e-commerce, afinal o público está mais propenso a comprar nestes períodos. Segundo o relatório Webshoppers da Ebit|Nielsen, 34% do faturamento do e-commerce brasileiro, em 2020, veio de datas comemorativas.

Nunca é demais relembrar as datas importantes para o comércio, por isso separamos algumas para lhe inspirar. 

Datas comemorativas do e-commerce 2022

1 – Janeiro

Depois das festas de fim de ano, o e-commerce pode ficar um pouco menos movimentado. Que tal começar a pensar nas estratégias para impulsionar as vendas deste ano com o Dia da Saudade, que acontece no dia 30 deste mês?  

2 – Fevereiro

O segundo mês do ano é marcado pelo Valentine’s Day, equivalente ao dia dos namorados brasileiro, no dia 14. Esta data tem muito potencial, afinal ela não é voltada apenas para casais, mas sim a todas as pessoas queridas. 

Além disso, temos o Carnaval, que este ano acontecerá entre 26 de fevereiro a 1º de março. É importante ficar atento à logística da sua loja, ao frete e ao atendimento durante o feriado, pensando no seu backoffice.

3 – Março 

Em março, além do carnaval, temos mais algumas datas comemorativas interessantes para abordar:

08 Dia da Mulher: dia importante para relembrar a luta feminina e oferecer promoções e produtos especiais a elas

15 Dia do Consumidor: data muito importante para e-commerce. Aposte em promoções exclusivas.

20 Início do Outono: período interessante para o lançamento de coleções de roupas.

4 – Abril 

Abril é um mês muito especial e cheio de oportunidades para o e-commerce. Temos a Páscoa, dia 17, que apesar de ser uma data religiosa, movimenta inúmeros setores do e-commerce. 

No dia 28 temos o Dia do Frete Grátis, que de acordo com os anos anteriores, promete arrasar nas vendas. Muitos consumidores aguardam uma promoção como esta para realizar a compra de um determinado produto e veem neste dia uma grande oportunidade. 

5 – Maio

No dia 1º de maio temos o Dia do Trabalho, que pode ser explorado por vários segmentos do mercado. Já no dia 8, o Dia das Mães vem trazendo muitas expectativas. Esta é uma das datas mais bem estabelecidas no comércio brasileiro, com destaque no faturamento e ticket médio. Aproveite! 

6 – Junho

12 de junho é o Dia dos Namorados. Uma das datas mais procuradas no e-commerce merece muita atenção. A data é destinada a presentear, portanto aposte em ações e estratégias para ganhar seu público.

No dia 28 comemora-se o Dia do Orgulho LGBTQIA+. Esta data que vem ganhando ascensão nos últimos anos, pode ser utilizada por todos os segmentos de e-commerce.

7 – Julho

Em julho temos 3 datas especiais, 13/07 –  Dia do Rock; 26/07 –  Dia dos Avós e 30/07- Dia dos Amigos. Apesar da primeira data ser mais específica, as demais têm um apelo emocional e podem facilmente serem utilizadas em diversos segmentos.

8 – Agosto

Agosto chega com o dia Dia dos Pais, 14/08. Se programar com antecedência e usar a estratégia correta pode trazer grandes resultados nesta data. Além disso, dia 15/08 é comemorado o Dia da Informática e os e-commerces de tecnologia podem aproveitar muito. 

9 – Setembro

Logo no início  de setembro, perto do dia 07 é celebrada a “Semana do Brasil”, que foi criada e incentivada pelo Governo Federal em 2019. No ano passado, o e-commerce faturou R$2,3 bilhões neste período, o que nos alerta a explorar melhor a data.

No dia 15 temos o Dia do Cliente. Nesta data o consumidor busca por boas promoções que o valorizem e o leve a compra. Aproveite para criar ações exclusivas para seu público.

10 – Outubro

No mês 10, temos mais 3 datas comemorativas interessantes para o e-commerce. Dia 04/10 é comemorado o Dia dos Animais. Ótima oportunidade para as lojas de produtos pets. Só no ano de 2020, o mercado pet brasileiro movimentou mais de R$40,1 bilhões e já é considerado o 3º maior do mundo.

Também temos o Dia das Crianças (12/10) que pode ser explorado por segmentos que tenham itens destinados a crianças, inclusive, os setores de tecnologia.

E por fim o Halloween (31/10). O dia das bruxas, como é chamado no Brasil, pode se destacar nas lojas com nichos específicos como decoração, artigos para festa, fantasias e maquiagem. Mas também serve para outros setores que queiram usar esta temática para oferecer descontos “assustadores”. 

11 – Novembro

Novembro se tornou sinônimo de ofertas exclusivas no Brasil. Este ano a Black Friday acontecerá no dia 25 e logo em seguida a Cyber Monday (28). Ainda temos tempo pela frente, mas é sempre bom se planejar com antecedência para garantir que tudo saia como planejado neste período.

Aproveite estas datas para alavancar suas vendas, conquistar novos clientes e colocar seu e-commerce em destaque no mercado.

12 – Dezembro

Falando agora, o Natal parece estar muito longe, mas acredite: o ano passa mais rápido do que pensamos. Apesar de ser a última data do ano, o Natal tem um grande peso no mercado e assim como a Black Friday, precisa de muito planejamento e estratégia para ser um sucesso.

Como vimos, há muitas datas comemorativas a serem exploradas em 2022 e elas prometem inúmeras vantagens para seu e-commerce como: o aumento do ticket médio, do número de vendas, tráfego e faturamento. 

Chegou a hora de traçar seu planejamento, definir as estratégias, pensar nos descontos, nas campanhas e ações que serão lançadas. Conte com a gente para fazer um ano incrível e de muito sucesso em seu e-commerce.

Daiane Caroline

Publicitária de formação e apaixonada por comunicação. Escreve para o blog da Signativa e toma café o tempo todo.

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