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Datas sazonais no e-commerce brasileiro: entenda e venda!😉

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Datas sazonais no e-commerce brasileiro: entenda e venda!😉
Valeria Queiroz 21 de maio de 2018 Marketing Digital Marketing Pago Redes Sociais

Datas sazonais no e-commerce brasileiro: Veja as dicas e saia na frente!

Em alguns dias do ano, a busca por ofertas dispara e é neste momento que você, empreendedor, deve agir! As datas sazonais no e-commerce brasileiro são uma grande oportunidade para o seu negócio!  Elas influenciam nas vendas em todo o país, então fique atento, porque assim você não perderá boas oportunidades de melhorar suas receitas.

Como as datas sazonais podem influenciar nas vendas do e-commerce brasileiro?

Datas sazonais no e-commerce brasileiro
Datas sazonais no e-commerce brasileiro

As datas sazonais influenciam nas vendas do e-commerce brasileiro, devido ao aumento da procura por produtos e serviços específicos.Em função das estações do ano, datas comemorativas e grandes eventos, como festivais de música ou Copa do Mundo.

O crescimento nas vendas é a oportunidade perfeita para promover sua marca, sendo assim com um bom planejamento, o faturamento da sua loja online pode aumentar.

Prepare seu negócio

Seu negócio deve estar preparado para as oscilações do mercado e quanto mais cedo o planejamento de marketing digital for elaborado, melhor será o desempenho do seu e-commerce.

É natural que em períodos sazonais, o abastecimento de produtos aumente, assim como os preços, de acordo com a lei da oferta e demanda.

Portanto, conhecer e analisar os períodos de baixa procura pelos serviços e produtos que sua loja oferece, é essencial para criar estratégias que não deixem os consumidores esquecerem sua marca.

Além das estações do ano, que movimentam as buscas por peças de vestuário e calçados próprios para o clima, as datas sazonais no e-commerce brasileiro com maior potencial para vendas são:

  • Dia das Mães, mesmo que já tenha passado este ano, deixe um alerta para o planejamento do próximo ano;
  • Dia dos Namorados, já se aproxima, se você ainda não tem nada corre! Porque assim, não perderá mais uma oportunidade;
  • Dia dos Pais, invista em campanhas emocionais expressivas;
  • Dia das Crianças, vale investir em campanhas agregadas, além de impactar a criança, impacte os decisores;
  • Black Friday, uma das datas mais importantes para o E-commerce, aproveite!
  • Cyber Monday ,a criação de datas promocionais “transversais” – ou seja, não vinculadas a uma categoria específica;

Fatores que impulsionam

Datas sazonais no e-commerce brasileiro
Datas sazonais no e-commerce brasileiro

O envolvimento emocional está muito relacionado ao processo de compra durante essas datas, sendo assim investir em ofertas voltadas para as comemorações, é o melhor caminho para chamar a atenção do consumidor.

Promoções como frete grátis, cupons de desconto, brindes e tickets para presentear, fazem sucesso e trazem retorno ao e-commerce, além de proporcionarem a oportunidade de conquista do cliente, através de boas experiências e atendimento.

O faturamento do E-commerce brasileiro

Em meio aos comentários sobre a dificuldade na economia brasileira, uma ótima notícia à saber:

  • O faturamento do e-commerce brasileiro foi de 59,9 bilhões de Reais em 2017, com crescimento de 12% se comparado ao ano anterior. Os dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), projetam crescimento de 15% para 2018 e faturamento de 69 bilhões de Reais.
A parcela do E-commerce

Se ainda restam dúvidas sobre a influência da sazonalidade das vendas online, a ABComm registrou que 55% das vendas  por e-commerce de 2017.

Foram realizadas  no  segundo semestre, concentrando os pedidos nos períodos referentes ao Natal e ao evento conhecido como “ Black Friday”.

Segundo o IBGE, o e-commerce representou 4% das vendas no Brasil em 2017.

Se você perdeu alguma data importante, não se desligue das próximas que virão!

O Dia dos Namorados, próxima data no calendário brasileiro com potencial de vendas, é uma das datas sazonais com maior ticket médio para vendas online.

De acordo com o monitoramento da Ebit, em 2017 o ticket médio foi de R$420,00, 4.070 milhões de Reais em faturamento. E o crescimento de 7,2% nos pedidos em relação ao ano anterior.

As expectativas

Os números comprovam que investir nessas datas é a oportunidade certa para lucrar.  Porém não é necessário manter o foco apenas nas datas comemorativas tradicionais!

Há vários dias que podem ser explorados e garantir um lucro maior ao final do mês. Carnaval, Dia Internacional da Mulher, Dia do Consumidor e Black Friday.  Concluindo são datas que também merecem atenção especial e costumam levantar as vendas.

Com as datas especialmente relevantes definidas, aproveite para divulgar sua marca e até mesmo promover alguma ação.

As sazonalidades

Datas sazonais no e-commerce brasileiro
Datas sazonais no e-commerce brasileiro

Sim, as datas sazonais proporcionam ótimas oportunidades para alavancar as vendas, mas é necessário estar preparado para envolver o consumidor.

A chave do sucesso está em divulgar ações com antecedência, sendo assim separei algumas dicas:

  • Alinhe a interface(Layout) da loja com a data comemorativa, consequentemente você terá maior impacto na campanha;
  • Garanta o abastecimento do estoque de seus produtos, assim você não vai deixar seu cliente frustrado;
  • Confira a capacidade de entrega dos pedidos, enquanto está fazendo o planejamento;
  • Tenha um controle estruturado da logística, assim evitará prejuízos e dissabores;
  • Garanta o bom atendimento, sobretudo entenda a expectativa do seu cliente;
  • Prepare para responder dúvidas de vários clientes e investir em formas de pagamento variadas.

Entendeu como a sazonalidade influencia nas vendas e deve ser considerada no planejamento de marketing digital? Organize o calendário, crie estratégias, planeje ações de marketing. Invista no relacionamento com o cliente e faça do seu empreendimento um negócio de sucesso!

Espero ter contribuído, se ficou alguma dúvida estou à disposição para um bate papo.😉

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Valeria Queiroz

Sou publicitária, apaixonada por comunicação e inovação. Em Fevereiro 2012 me tornei empreendedora materna, fundando com o meu esposo a Nairuz - Agência de Marketing Digital, com o objetivo de auxiliar os empreendedores terem resiliência e conquistarem o sucesso em seus negócios. <a href="https://www.nairuz.com.br/" title="Nairuz Consultoria de Marketing Digital"><b>Nairuz Consultoria de Marketing Digital</b></a>,

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