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Datas sazonais no e-commerce brasileiro: entenda e venda!😉

Datas sazonais no e-commerce brasileiro: Veja as dicas e saia na frente!
Em alguns dias do ano, a busca por ofertas dispara e é neste momento que você, empreendedor, deve agir! As datas sazonais no e-commerce brasileiro são uma grande oportunidade para o seu negócio! Elas influenciam nas vendas em todo o país, então fique atento, porque assim você não perderá boas oportunidades de melhorar suas receitas.
Como as datas sazonais podem influenciar nas vendas do e-commerce brasileiro?

As datas sazonais influenciam nas vendas do e-commerce brasileiro, devido ao aumento da procura por produtos e serviços específicos.Em função das estações do ano, datas comemorativas e grandes eventos, como festivais de música ou Copa do Mundo.
O crescimento nas vendas é a oportunidade perfeita para promover sua marca, sendo assim com um bom planejamento, o faturamento da sua loja online pode aumentar.
Prepare seu negócio
Seu negócio deve estar preparado para as oscilações do mercado e quanto mais cedo o planejamento de marketing digital for elaborado, melhor será o desempenho do seu e-commerce.
É natural que em períodos sazonais, o abastecimento de produtos aumente, assim como os preços, de acordo com a lei da oferta e demanda.
Portanto, conhecer e analisar os períodos de baixa procura pelos serviços e produtos que sua loja oferece, é essencial para criar estratégias que não deixem os consumidores esquecerem sua marca.
Além das estações do ano, que movimentam as buscas por peças de vestuário e calçados próprios para o clima, as datas sazonais no e-commerce brasileiro com maior potencial para vendas são:
- Dia das Mães, mesmo que já tenha passado este ano, deixe um alerta para o planejamento do próximo ano;
- Dia dos Namorados, já se aproxima, se você ainda não tem nada corre! Porque assim, não perderá mais uma oportunidade;
- Dia dos Pais, invista em campanhas emocionais expressivas;
- Dia das Crianças, vale investir em campanhas agregadas, além de impactar a criança, impacte os decisores;
- Black Friday, uma das datas mais importantes para o E-commerce, aproveite!
- Cyber Monday ,a criação de datas promocionais “transversais” – ou seja, não vinculadas a uma categoria específica;
Fatores que impulsionam

O envolvimento emocional está muito relacionado ao processo de compra durante essas datas, sendo assim investir em ofertas voltadas para as comemorações, é o melhor caminho para chamar a atenção do consumidor.
Promoções como frete grátis, cupons de desconto, brindes e tickets para presentear, fazem sucesso e trazem retorno ao e-commerce, além de proporcionarem a oportunidade de conquista do cliente, através de boas experiências e atendimento.
O faturamento do E-commerce brasileiro
Em meio aos comentários sobre a dificuldade na economia brasileira, uma ótima notícia à saber:
- O faturamento do e-commerce brasileiro foi de 59,9 bilhões de Reais em 2017, com crescimento de 12% se comparado ao ano anterior. Os dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), projetam crescimento de 15% para 2018 e faturamento de 69 bilhões de Reais.
A parcela do E-commerce
Se ainda restam dúvidas sobre a influência da sazonalidade das vendas online, a ABComm registrou que 55% das vendas por e-commerce de 2017.
Foram realizadas no segundo semestre, concentrando os pedidos nos períodos referentes ao Natal e ao evento conhecido como “ Black Friday”.
Segundo o IBGE, o e-commerce representou 4% das vendas no Brasil em 2017.
Se você perdeu alguma data importante, não se desligue das próximas que virão!
O Dia dos Namorados, próxima data no calendário brasileiro com potencial de vendas, é uma das datas sazonais com maior ticket médio para vendas online.
De acordo com o monitoramento da Ebit, em 2017 o ticket médio foi de R$420,00, 4.070 milhões de Reais em faturamento. E o crescimento de 7,2% nos pedidos em relação ao ano anterior.
As expectativas
Os números comprovam que investir nessas datas é a oportunidade certa para lucrar. Porém não é necessário manter o foco apenas nas datas comemorativas tradicionais!
Há vários dias que podem ser explorados e garantir um lucro maior ao final do mês. Carnaval, Dia Internacional da Mulher, Dia do Consumidor e Black Friday. Concluindo são datas que também merecem atenção especial e costumam levantar as vendas.
Com as datas especialmente relevantes definidas, aproveite para divulgar sua marca e até mesmo promover alguma ação.
As sazonalidades

Sim, as datas sazonais proporcionam ótimas oportunidades para alavancar as vendas, mas é necessário estar preparado para envolver o consumidor.
A chave do sucesso está em divulgar ações com antecedência, sendo assim separei algumas dicas:
- Alinhe a interface(Layout) da loja com a data comemorativa, consequentemente você terá maior impacto na campanha;
- Garanta o abastecimento do estoque de seus produtos, assim você não vai deixar seu cliente frustrado;
- Confira a capacidade de entrega dos pedidos, enquanto está fazendo o planejamento;
- Tenha um controle estruturado da logística, assim evitará prejuízos e dissabores;
- Garanta o bom atendimento, sobretudo entenda a expectativa do seu cliente;
- Prepare para responder dúvidas de vários clientes e investir em formas de pagamento variadas.
Entendeu como a sazonalidade influencia nas vendas e deve ser considerada no planejamento de marketing digital? Organize o calendário, crie estratégias, planeje ações de marketing. Invista no relacionamento com o cliente e faça do seu empreendimento um negócio de sucesso!
Espero ter contribuído, se ficou alguma dúvida estou à disposição para um bate papo.😉
Valeria Queiroz
Sou publicitária, apaixonada por comunicação e inovação. Em Fevereiro 2012 me tornei empreendedora materna, fundando com o meu esposo a Nairuz - Agência de Marketing Digital, com o objetivo de auxiliar os empreendedores terem resiliência e conquistarem o sucesso em seus negócios. <a href="https://www.nairuz.com.br/" title="Nairuz Consultoria de Marketing Digital"><b>Nairuz Consultoria de Marketing Digital</b></a>,