Definindo seu público-alvo em 5 passos

Definindo seu público-alvo em 5 passos
Dai 15 de outubro de 2021 Blog

Em qualquer empreendimento, identificar o público-alvo para trabalhar é essencial. Afinal, essa parcela específica de pessoas com suas peculiaridades, é extremamente importante para definir os caminhos do seu negócio. Ou seja, esse público tem desejos, sonhos, interesses e necessidades que podem ser resolvidos com seus produtos e/ou serviços. Saber quem são e o que almejam, te guiará a traçar estratégias mais assertivas e a obter mais êxito nas vendas.

Antes de mais nada, é necessário conhecer muito bem o seu produto ou serviço e a quem ele atende. Normalmente, os consumidores de um determinado produto tem um perfil de personalidade e de conduta. E é a partir dessas informações que fica mais fácil interagir com esses potenciais clientes.

Importância de identificar seu público-alvo

Você sabia que mais de 70% dos empreendedores quando vão iniciar suas vendas no e-commerce não têm conhecimento detalhado sobre seu público-alvo? Sim, na maioria das vezes, quando questionados para quem querem vender, a resposta é sempre a mesma: para todo mundo. 

Apesar de parecer de longe uma boa estratégia, pois terá uma gama bem maior de pessoas que conhecerão seu negócio, por outro lado isso pode ser a causa de um grande fracasso nas vendas. 

Isso porque você não tem um foco, um direcionamento para seguir, afinal estará preocupado em atingir vários perfis completamente diferentes. Este processo demandará tempo e dinheiro e nem sempre trará bons resultados.

Identificando e definindo o público-alvo

Mas afinal, como identificar e definir meu público-alvo? Separamos alguns passos para que você consiga saber quem é, onde está e como contatar este potencial cliente. Confira:

Características de identificação

Para identificar seu público-alvo você precisa analisar alguns pontos como: qual a faixa etária, escolaridade, localização, profissão e renda. Além disso, é importante também saber o gênero destes consumidores, se têm família e se ela é grande ou pequena.

Comportamento de compra

Saber como se comportam no momento da compra é essencial. Por isso fique atento se o seu público-alvo já compra pela internet, se sim, com que frequência e quais lojas ele costuma fazer suas compras.

É importante também que você faça algumas perguntas como: este cliente é fiel com as compras sazonais? Que tipo de conteúdo o interessa na internet? Este público, baseia a compra em preço, forma de pagamento, entrega, qualidade, quantidade ou por localização?

Localização do cliente

Para conseguir definir o público-alvo, você precisa identificar se os seus produtos ou serviços são específicos para alguma determinada região e se eles têm relação com o clima do local.

Além disso, é sempre interessante conhecer as expressões linguísticas mais comuns da região onde seu potencial cliente está. Isso faz total diferença na hora da venda.

Clientes PJ

Se o seu cliente for pessoa jurídica, existem alguns pontos a serem analisados. Busque conhecer o segmento que atuam, o porte da empresa, o faturamento e a quantidade de funcionários. Além disso, saber a localização é fundamental para montar qualquer estratégia. 

Tempo de consolidação no mercado, horários de atendimento e condições de funcionamento (ISO, etc.) também devem ser levados em conta.

Dica Bônus

Além dos fatores anteriores, há alguns que nem sempre fazem sentido serem avaliados na hora de definir um público-alvo, porém podem ser importantíssimos. Verifique, por exemplo, se o seu cliente potencial trabalha em casa ou sai para trabalhar? Se sai para trabalhar, normalmente é na mesma cidade ou tem que se deslocar? É perto ou é muito longe?

Procure saber o que este consumidor faz em seus tempos livres,  qual seu estilo de vida e de que forma acessam a internet, se é pelo celular ou por computador. 

Como é sua personalidade? É sociável, introspectivo, autoritário, conservador? Quais são seus valores, suas “dores” e sonhos?  

A partir dessas informações, já será possível começar a esboçar seu público-alvo, não é mesmo? Você já percebeu a importância de saber quem é seu cliente e agora conseguirá identificá-lo com mais precisão e traçar estratégias matadoras para arrasar nas vendas.

Conte conosco!

Daiane Caroline

Publicitária de formação e apaixonada por comunicação. Escreve para o blog da Signativa e toma café o tempo todo.

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