Aumentando a taxa de clique utilizando os emojis

Aumentando a taxa de clique utilizando os emojis
Dai 1 de junho de 2020 Blog

O emojis ganharam o gosto dos usuários há muito tempo, e consequentemente dos profissionais de marketing digital. Mas você sabe como usar emojis no e-commerce? E melhor, como aumentar sua taxa de cliques com isso?

Separamos algumas dicas para começar de vez a utilizar essa poderosa ferramenta. Confira.

Os emojis e a comunicação

Você provavelmente já sentiu sono ao ver outra pessoa bocejar, ou ficou feliz vendo alguém comemorando. Isso ocorre pois temos a tendência de copiar emoções e sentimentos. Os pesquisadores descrevem isso como “contágio emocional”, um comportamento que interfere na construção de relacionamentos.

Com o uso da internet, as expressões faciais muitas vezes são deixadas de lado. Entretanto, somente palavras nem sempre geram a mesma conexão que imagens e vídeos. Por isso, os textos podem ser aprimorados com os emojis.

Cientistas descobriram que o cérebro humano desenvolveu nos últimos anos a capacidade de comparar um emoji com uma reação facial humana. Se vemos uma carinha sorridente, as mesma partes do cérebro são ativadas como quando olhamos para uma face humana.

Nos anúncios (online e offline) por exemplo, uma marca tem poucos segundos para chamar a atenção do consumidor. A saída nesses casos, tem sido utilizar os emojis como atalhos para gerar emoções e empatia.

Os emojis e o e-commerce

Apesar dos seus benefícios, os emojis são usados em comunicações mais informais. O Banco do Brasil, por exemplo, fez o seguinte post no Twitter:

Esta rede social é voltada para o público jovem, por isso esse tipo de comunicação é totalmente válida. Porém, em um comunicado oficial aos investidores, certamente o banco não utiliza essa linguagem.

E-mail marketing

O consumidor recebe diariamente muitos e-mails em sua caixa, por isso atingir sua atenção é tão difícil. Qual a chance de um e-mail da sua loja ser notado e lido pelo cliente? A resposta é menos de 10%.

Um estudo realizado com 13 bilhões de e-mails entre 2015 e 2016 mostrou que emojis aumentaram a taxa de abertura dos e-mails em 20%. É inegável que eles ajudam a destacar seu e-mail, por isso se ainda não utilizava, repense sobre o assunto. Além disso, os emojis sem rostos são mais propensos a receber cliques pelo fato de não serem comuns.

Utilize sem excesso

Apesar de serem uma ótima ferramenta, os emojis devem ser usados com moderação. Algumas empresas exageram nos ícones e criam mensagens “sujas” e confusas. Em vez de ajudar, o uso de muitos símbolos pode atrapalhar sua comunicação e afastar potenciais clientes. Eles devem estar alinhados com sua mensagem.

Personalize sua comunicação

Os emojis também podem auxiliar uma empresa a adicionar um elemento pessoal ao seu marketing, essa personalização pode atrair usuários e aumentar sua taxa de clique. Mas lembre-se que, o que funciona para uma marca não funciona para todas.

Os símbolos utilizados ​​devem fazer sentido à sua marca — uma extensão natural da sua voz. Antes de selecionar os melhores, responda a essas perguntas:

  • Quais emojis são relevantes para minha marca?
  • Qual o real significado de cada um?
  • Com que frequência devem ser usados?
  • Como meu público-alvo interage online?

Observando essas informações ficará mais fácil decidir. 

Estimule a interação

Quando um consumidor quer conhecer mais sobre uma marca ou precisa de atendimento, ele vai às redes sociais. Os emojis podem ajudar na comunicação, quebrar o gelo e estimular uma conversa. Para melhorar ainda mais o engajamento, combine os emojis com hashtags relevantes ao seu negócio.

Agora que você já conheceu o poder dos emojis no e-commerce e sabe como ele pode aumentar sua taxa de clique, pense a respeito e experimente algumas variações. Os emojis são a nova linguagem universal.

Daiane Caroline

Publicitária de formação e apaixonada por comunicação. Escreve para o blog da Signativa e toma café o tempo todo.

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