Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Adaptando as estratégias de SEO para pesquisas por voz

Atualmente a tecnologia nos permite realizar várias coisas através dos comandos de voz presentes nos smartphones. Facilmente é possível realizar uma chamada, encontrar algum estabelecimento, escutar música, conferir a agenda ou responder a uma mensagem.
Segundo uma pesquisa da ComScore, em 2020, 50% das pesquisas serão realizadas por voz. Isso influencia muito na experiência do usuário e principalmente na forma como as marcas devem se comunicar com eles. Entenda a seguir, como adaptar as estratégias de SEO do seu negócio, para as pesquisas de voz.
Comando de voz
O comando por voz é uma ferramenta que ajuda o usuário a realizar tarefas em um smartphone apenas com a fala. Ele funciona mais ou menos como uma conversa, onde o dono do smartphone fala o que deseja e a assistente virtual responde de acordo com a pergunta ou solicitação.
Segundo um estudo da Universidade de Stanford, atualmente as tecnologias de reconhecimento de fala são 3x mais rápidas do que digitar. A MindMeld, fornecedora do assistente de voz do Google, informou que 63% dos adultos e 72% dos adolescentes, dentre os usuários da Google, acreditam que a pesquisa por voz é mais eficiente do que a digitação.
Outro estudo realizado pelo Google Mobile Voice, mostrou que 55% dos adolescentes usam a pesquisa por voz pelo menos uma vez ao dia e 89% deles concordam que as assistentes virtuais são o futuro.
SEO x Pesquisas por voz
Com o avanço desta tecnologia, as grandes e pequenas empresas precisam reformular suas atividades, focando no voice first. Assim, além das mudanças internas como gerenciamento de tarefas, produtividade, organização de equipes etc, é necessário pensar nas mudanças ou reformulações externas.
Mas, antes de mais nada preciso entender que as buscas por voz tem uma estrutura semântica diferente das pesquisas digitadas. Enquanto nas pesquisas digitadas a busca acontece por meio de palavras-chave, na busca por voz as pesquisas partem de uma pergunta: “Onde?”, “Quando?”, “Por que?”. Portanto, o melhor ranqueamento nos mecanismos de busca será para as lojas virtuais que trabalhem o SEO de pesquisa por voz incitando perguntas.
Você já entendeu até aqui, o potencial da pesquisa por voz e como ela é vantajosa para a sua empresa. Se ainda não atualizou seu e-commerce com essa tendência, essa é a hora.
Daiane Caroline
Publicitária de formação e apaixonada por comunicação. Escreve para o blog da Signativa e toma café o tempo todo.