Otimize seu blog com as melhores estratégias de SEO

Otimize seu blog com as melhores estratégias de SEO
Valeria Queiroz 24 de setembro de 2020 Blog Marketing Digital SEO

A influência da internet nas nossas vidas e especialmente no mercado fez do Marketing Digital um recurso indispensável atualmente, já que quando se trata de divulgação, ninguém é lembrado se não é visto.

Porém, com a popularidade do Marketing na internet veio também a concorrência. A quantidade de produtores de conteúdo usando blogs cresceu muito nos últimos anos.

Por isso, não adianta produzir materiais sem usar as técnicas de SEO. Esse recurso  otimiza os conteúdos  de acordo com os critérios de relevância dos buscadores para que eles apareçam na primeira página de resultados.

Por que você não pode deixar de usar estratégias de SEO no seu blog

Você tem um blog que é frequentemente atualizado mas mesmo assim o número de visitas ou conversões não aumenta? Bom, o problema pode estar na falta de otimização.

O que acontece é que existem milhares de produtores de conteúdo fazendo materiais com a mesma temática que você. Por isso, você precisa encontrar formas de se destacar na multidão e ser a primeira coisa que o usuário vê quando pesquisa por determinado termo no Google.

O objetivo do Google, por sua vez, é entregar ao usuário as melhores respostas para as suas perguntas. Para fazer essa seleção ele utiliza alguns critérios que determinam quais são os conteúdos mais relevantes e que realmente fornecem informações completas para o usuário.

Então, a sua missão é mostrar ao Google que você é a melhor resposta. Para fazer isso é necessário utilizar algumas estratégias de SEO.

Continue lendo para conhecer algumas delas e como colocá-las em prática!

Use palavras-chave

Antes de acessarmos qualquer conteúdo pesquisamos por determinados termos relativos ao assunto de interesse, não é mesmo?

Bom, as palavras-chave são os termos que correspondem a solução da dúvida pesquisada e são a primeira forma de o seu conteúdo ser encontrado depois da pesquisa.

Para garantir que você está utilizando as palavras-chave corretas faça um levantamento das palavras mais usadas pelos usuários quando eles procuram pelo tema em questão, suas variações e volume de buscas.

Na hora de escolher dê preferência para as chamadas palavras Long Tail. Elas são as menos utilizadas pela concorrência e, por isso, são mais fáceis de serem ranqueadas.

O uso das palavras-chave na prática

Para simplificar melhor o cenário descrito, imagine a seguinte situação:

Uma clínica odontológica especializada em ortodontia irá publicar um texto sobre aparelhos invisíveis.

Por isso, a equipe responsável fez o levantamento das palavras  mais procuradas. Desta forma,  eles irão escolher a palavra-chave que tem mais chances de ranquear o conteúdo entre as primeiras posições no Google.

A equipe então, escolheu o termo “aparelho invisível preço”, pois ele tem o alto volume de busca e não é muito utilizado por blogs similares.

Conteúdos bem estruturados

Você produziu um texto rico em informações, mas será que ele está bem estruturado?

No blog um texto bem estruturado não se resume a ter começo meio e fim. Ele também precisa contar com algumas características que ajudarão o Google a verificar se ele realmente entrega ao usuário o que promete.

Heading Tags

Para prender a atenção do leitor e fazê-lo permanecer mais tempo no seu blog organize as informações com o uso de títulos, subtítulos, descrições e introduções.

Além disso, ao construir um texto não se esqueça de usar as heading tags para hierarquizar as informações. É dessa forma que o buscador consegue identificar o tema e os tópicos abordados. Além disso, elas facilitam a leitura do usuário.

Divida os textos em títulos e subtítulos respeitando sempre a hierarquia H1, H2, H3, H4, H5 e H6.

O H1 deve ser usado apenas uma vez, pois corresponde ao título principal. O H2 são os subtítulos principais e assim por diante. Sendo assim, o uso das heading tags irá depender da importância das informações.

Use as palavras-chave com responsabilidade

Acredite, mesmo sendo um robô o buscador consegue identificar quando um texto está só enchendo linguiça a fim de posicionar a palavra-chave.

Por isso, use-as com responsabilidade, elas precisam estar relacionadas a um conteúdo que tire dúvidas, resolva problemas e eduque o público.

Posicione-a estrategicamente ao longo do texto sem repeti-la muitas vezes. Lembre-se que aqui a quantidade não é sinônimo de qualidade.

Link Building

Lembra quando dissemos que o Google prioriza os links mais relevantes? Então, a melhor forma de demonstrar a relevância do seu blog é por meio do link building.

De forma geral, essa estratégia consiste em estabelecer parcerias com outros  blogs relevantes e confiáveis, de preferência relacionados aos assuntos abordados pela sua página.

Para fazer essa parceria você irá incluir links que redirecionam o usuário à uma página do seu blog em uma palavra-chave de um determinado conteúdo publicado pelo blog do parceiro.

Você pode fazer a parceria de duas formas:

  • Guest post: Você e o seu parceiro escrevem conteúdos exclusivos um para o blog do outro incluindo uma ou mais palavras com os links.
  • Troca de links: Você inclui um ou mais links seus em um conteúdo já existente no blog do parceiro, e vice-versa.

Quantos mais parcerias você fizer mais relevante e importante o seu blog será considerado pelos buscadores.

Como utilizar o link building na prática

Imagine que o blog odontológico do exemplo anterior resolva fazer uma das estratégias de SEO, o link building.

Ele encontra um blog de uma outra clínica odontológica e estabelece uma parceira  de guest post.

Por isso, o primeiro blog escreve um texto sobre clareamento dental incluindo a palavra-chave “clareamento consultório” que direciona o leitor para um de seus textos que fala sobre o assunto.

O blog parceiro faz o mesmo, dessa vez fornecendo um texto com  tema “saúde bucal na terceira idade” com a palavra-chave “dentadura”.

Site Responsivo

A experiência do usuário é um critério levado muito a sério pelos motores de busca. Se o usuário passa pouco tempo no seu blog e logo sai o buscador entende que ele não teve uma boa experiência ou que não encontrou o que procurava.

Isso prejudica o ranqueamento do se blog e o faz perder posições.

Por isso, é muito importante que você se atente ao design do blog. Ele deve ser bem estruturado e fácil de navegar.

O usuário precisa encontrar os conteúdos com poucos cliques e sentir vontade de continuar navegando por ele, passando  de um texto para o outro. Não se esqueça também de ilustrar os seus textos com imagens, infográficos e vídeos.

Além disso, o seu blog deve ser responsivo, ou seja, se adaptar a qualquer tamanho de tela. Dessa forma, o usuário pode acessar o blog sem maiores problemas pelo computador, celular, tablet ou pela TV.

O SEO está em constante transformação

Assim como a tecnologia o SEO está em constante transformação. A todo momento novas técnicas aparecem dando novas oportunidades para você se destacar na internet.

Além disso, as dicas dadas acima são só algumas das estratégias de SEO existentes. Por isso, continue estudando sobre o assunto e otimizando seus conteúdos.

Gostou das nossas dicas sobre estratégias de SEO? Leia também: Entenda o SEO para sua loja virtual

Valeria Queiroz

Sou publicitária, apaixonada por comunicação e inovação. Em Fevereiro 2012 me tornei empreendedora materna, fundando com o meu esposo a Nairuz - Agência de Marketing Digital, com o objetivo de auxiliar os empreendedores terem resiliência e conquistarem o sucesso em seus negócios. <a href="https://www.nairuz.com.br/" title="Nairuz Consultoria de Marketing Digital"><b>Nairuz Consultoria de Marketing Digital</b></a>,

Post your comment