Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Experiências customizadas são uma forte tendência

A customização deixou de ser um diferencial e se tornou algo indispensável para os clientes, e no e-commerce não seria diferente. O consumidor está mais exigente que nunca, e agora esperam por experiências customizadas.
De acordo com um levantamento da “The value of getting personalization right” divulgado pela McKinsey, 71% dos consumidores esperam que as empresas ofereçam interações customizadas. Também identificaram que 76% deles ficam frustrados quando não encontram esse tipo de experiência nas marcas que normalmente compram.
Reconhecimento
O estudo mostrou ainda que 72% dos consumidores esperam que as empresas onde compram os reconheçam como indivíduos únicos e consigam identificar seus interesses. Ninguém gosta de receber e-mails ou anúncios que não façam sentido de acordo com seu estilo, desejo ou necessidade.
Entretanto, ao usar estratégias customizadas, onde a empresa oferece experiências, promoções, lançamentos, baseados no comportamento e interesses do consumidor, o resultado tende a ser positivo, resultando em um aumento de conversão.
Estratégia
A customização ou a personalização se tornou um dos pilares que sustentam as estratégias de customer centric. Essa estratégia tem o intuito de colocar o cliente como centro de todo o planejamento estratégico da empresa.
O processo de personalização engloba todas as etapas de uma venda, desde o primeiro contato entre o lead e a marca, jornada de compra, atendimento e seu pós-venda. Todas as etapas devem ser pensadas conforme o comportamento de cada cliente.
Investindo na prática
Mas afinal, como conquistar clientes através de experiências customizadas? Para começar a utilizar essa estratégia, é essencial seguir algumas dicas:
- Invista em promoções direcionadas por meio da coleta de dados;
- Seja mais assertivo nas experiências de compras através do WhatsApp;
- Utilize a tecnologia a favor da sua empresa, porém, tome cuidado LGPD.
Como vimos, experiências customizadas geram maiores resultados, fazem o cliente se sentir único e especial e enxergar valor na marca. Afinal, quando uma empresa demonstra interesse nas opiniões do consumidor e acima de tudo, investe em um bom relacionamento durante todo o processo de compra, o resultado só pode ser positivo.
Se bem trabalhada, a personalização em uma loja virtual pode trazer um grande impacto para o cliente e um aumento das vendas para o empreendedor.
Daiane Caroline
Publicitária de formação e apaixonada por comunicação. Escreve para o blog da Signativa e toma café o tempo todo.