Funcionalidades importantes para um bom serviço de entrega

Funcionalidades importantes para um bom serviço de entrega
Dai 16 de março de 2021 Blog

O atraso na entrega ainda é um dos principais motivos de reclamações dos consumidores online. Como vimos em um post anterior, durante a pandemia, esse problema se intensificou. O objetivo dos lojistas agora é recuperar isso, oferecendo um bom serviço de entrega. 

Funcionalidades

Há muitos sistemas de entregas disponíveis atualmente. Entretanto, nem todos permitem uma otimização dos processos da cadeia logística  a fim de torná-los mais eficientes. 

Veja a seguir algumas funcionalidades que a sua empresa precisa conhecer para transformar o processo de entregas.

Otimização inteligente de rotas

Esta funcionalidade atua estrategicamente, oferecendo uma visão que nenhum profissional é capaz de ter. Isso porque o sistema se baseia na localização do entregador para criar uma rota mais inteligente. Assim, mesmo que ocorra um imprevisto, o sistema refaz a rota e disponibiliza para o entregador. Além disso, o gestor logístico consegue acompanhar tudo do escritório.

Previsão de entrega e reagendamento

Um problema que gera muitos custos para as empresas, é quando o cliente não é encontrado no endereço e o entregador precisa retornar ao centro de distribuição com o pedido. 

Com a opção de previsão de entrega e reagendamento, o consumidor sabe exatamente quando o pedido vai chegar, consegue se programar ou até remarcar a entrega. 

Avaliação

Quando o cliente tem acesso às informações sobre o entregador, sente mais segurança para o contato no momento da entrega, além de usar essas informações para avaliar o atendimento do profissional.

A empresa por sua vez, pode conferir de perto o atendimento que está prestado, serviços oferecidos, bem como pode corrigir falhas e até mesmo premiar os melhores profissionais.

Assinatura digital

A falta da assinatura digital pode trazer muitos problemas com falhas de reconhecimento (quando o cliente diz que não recebeu o pedido e não reconhece a assinatura de quem recebeu). A empresa sofre com o prejuízo e o motorista também, pois tem que lidar com diversos canhotos.

Com a assinatura digital, todo o processo é automatizado. O consumidor confirma o recebimento do produto e a informação é enviada automaticamente para o sistema.

Código de barras

A leitura de código de barras é muito importante na hora de organizar e despachar as entregas. Produtos colocados em caminhões errados ou entregues a outros clientes deixarão de acontecer, afinal este recurso, permite que o operador logístico identifique cada pacote e para qual veículo deve ser direcionado. Além disso, o entregador também confirma que a entrega foi feita.

Monitoramento em tempo real e chat

O monitoramento em tempo real é um dos recursos mais importantes para um bom serviço de entrega. Essa opção permite que os pacotes sejam monitorados constantemente e permite encontrar a mercadoria caso ela seja extraviada. 

Essa funcionalidade pode ser vista pelo operador logístico e pelo cliente, deixando um cenário transparente entre a empresa e o consumidor.

Dashboards

Um bom serviço de entrega, deve contar com um dashboard interativo, que pode ser usado para identificar quais processos estão funcionando adequadamente ou não. Através desses indicadores, o lojista consegue aplicar melhorias e otimizar os processos para oferecer uma experiência melhor para os clientes.

Agora que você conferiu quais as principais funcionalidades para oferecer um bom serviço de entrega, pode analisar seu processo logístico. Verifique se você já utiliza todas essas estratégias no seu negócio e onde pode melhorar. Certamente com as essas dicas e muita dedicação, se e-commerce vai ser um sucesso no quesito entrega.

Daiane Caroline

Publicitária de formação e apaixonada por comunicação. Escreve para o blog da Signativa e toma café o tempo todo.

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