Como e quando fazer um investimento em TI no seu e-commerce?

Como e quando fazer um investimento em TI no seu e-commerce?
Dai 29 de março de 2021 Blog

Quando falamos em estrutura de TI de uma empresa, precisamos entender a real importância disso para o sucesso de um negócio. Sabemos também que muitos lojistas querem investir nesta área, mas nem sempre sabem o momento ou como fazer isso acontecer. 

Um ponto muito importante que precisa ser avaliado é o custo da operação. O setor de TI deve oferecer soluções para os problemas presentes da empresa, assim como prepará-la para o crescimento futuro – sem implicar em custos e investimentos com retorno incerto.

Conceito de Custo Total de Propriedade

O TCO (Total Cost of Ownership) ou em português, “Conceito de Custo Total de Propriedade”, representa uma análise de todos os custos envolvidos na aquisição de um serviço ou ferramenta.

Essa forma de cálculo do custo de aquisição e vida útil de um produto, ativo ou sistema não é nova, mas vem se tornando cada vez mais importante, principalmente no varejo onde existem diversas possibilidades estratégicas de configuração de uma arquitetura de TI.

Antes, o que mais fazia sentido era avaliar o TCO de uma solução em relação a outra, ambas praticamente na mesma arquitetura cliente/servidor. A computação em nuvem transformou um pouco isso, trazendo uma nova camada de complexidade. 

É aí que surgem as dúvidas: quais aplicações devem ficar na nuvem e quais sistemas precisam ser preservados? Qual deve ser a estrutura de suporte em relação a segurança, privacidade, estabilidade e escalabilidade das plataformas usadas? Vamos conferir:

Definindo o melhor investimento dos recursos de TI

É preciso levar em conta uma série de fatores na hora de de analisar o Conceito de Custo Total de Propriedade dos sistemas de TI e definir seus investimentos.

Custos ocultos

É bem comum encontrar custos ocultos, ou seja, que não foram considerados no momento da análise de compra ou uso da solução. O treinamento inicial para os usuários atuais e futuros, é um exemplo. Afinal pode gerar custos, sejam financeiros ou em tempo dispensado.

Financiamento

O financiamento do investimento em TI irá impactar o TCO (por causa dos juros), e também as possibilidades de dedução de impostos, o tratamento contábil das despesas e o valor da depreciação dos equipamentos.

Isso irá influenciar diretamente a análise dos investimentos. Por este motivo, tenha um bom contato com seu departamento financeiro, assim poderá garantir que os tomadores de decisão tenham ciência de todas as decisões, sejam de curto, médio e longo prazo.

Pessoas

Quando falamos em investimento em TI, não podemos esquecer de considerar os custos com pessoal. Ao adotar uma solução, ela pode trazer mais eficiência ao processo, o que diminui a alocação de pessoal em uma determinada área, ou também, pode acabar exigindo a contratação de mais pessoas (ou o pagamento de horas extras).

A pandemia modificou muito o mercado. Apesar do aumento nas vendas, os custos de toda a operação também aumentaram consideravelmente. A busca por profissionais que atuam nesta área cresceu, a concorrência ficou mais acirrada, causando uma grande rotatividade. O lojista precisou investir muito para a contratação de bons profissionais e isso também impactou no seu negócio.

É importante lembrar que o TCO de um sistema não fica estático, as manutenções podem aumentar com o tempo. Muitas vezes, vale mais a pena buscar uma nova solução no mercado do que ficar arcando com várias manutenções. 

Há alguns anos, os critérios para decidir sobre investimentos eram bem diferentes, afinal não existia computação em nuvem. Certamente daqui alguns anos, uma série de aplicações hoje inviáveis financeiramente estarão disponíveis com um custo mais acessível.

Cabe ao lojista analisar e acompanhar esta mudança. Compreender o custo operacional da estrutura de TI é fundamental para a gestão do negócio. Desta forma, terá uma visão mais estratégica e poderá tomar decisões mais assertivas.

Daiane Caroline

Publicitária de formação e apaixonada por comunicação. Escreve para o blog da Signativa e toma café o tempo todo.

Post your comment