Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Como trabalhar com Google Adwords em sua loja virtual


Quando se pensa em mídia paga, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o Google Adwords. É a principal plataforma de anúncios para quem trabalha com Marketing Digital, e você mesmo consegue montar suas campanhas, independente do tamanho da sua empresa. Com ela você também consegue monitorar e medir os resultados.
O que é o Google AdWords?
O Google AdWords é onde você irá configurar todos os seus anúncios e campanhas a serem exibidos nas pesquisas, nos displays dentro dos sites ou em outros serviços do Google, como Youtube e Gmail.
https://www.youtube.com/watch?v=Yf2HGdW1k38 – Video do google
Após criar uma conta no AdWords (utilize um e-mail do gmail), configure as opções de pagamento e escolha qual tipo de campanha você irá criar:
- Rede de Pesquisa;
- Rede de Display;
- Google Shopping;
- Vídeo;
- Campanha universal de apps.
A campanha que irá aparecer nos resultados das pesquisas realizadas no buscador, é chamada de Rede de Pesquisa. Este tipo de anúncio é o mais concorrido, pois irá aparecer diretamente para o usuário que está buscando pelo termo pesquisado. Quando um anúncio do tipo Rede de Pesquisa é criado, o mesmo pode ser capaz de atrair mais visitas e diminuir o custo do clique, nesse caso será necessário analisar como o anúncio está sendo montado.
A estrutura do anúncio no AdWords
O anúncio no Google AdWords é dividido em quatro partes:
- URL final: Endereço que o usuário irá ser redirecionado ao clicar no anúncio. Esse endereço só irá aparecer quando o usuário clicar no título;
- Título: a primeira linha do anúncio, é o texto que aparece em azul. Seu cadastro é feito em 2 linhas de 30 caracteres, que serão separadas por um hífen;
- Caminho: endereço mostrado em verde no anúncio, será montado após a barra (/) do domínio principal, por exemplo: signashop.com.br/pagina-do-anuncio
- Descrição: pequeno resumo que irá aparecer abaixo do caminho da página.
Dicas para a produção do anúncio
Quando você encontra uma forma de mostrar para quem está pesquisando e que o anúncio foi feito exatamente para ele, o sucesso será obtido mais facilmente. O usuário irá ter aquela sensação de ‘nossa, era bem isso que eu queria’.
Por isso explore bastante o comportamento do usuário e público que deseja atingir. Saiba como eles irão pesquisar na busca para criar um título que contenha as mesmas palavras.
Para segmentar ainda mais o seu clique você pode usar chamadas mais específicas para o público que você quer atingir, por exemplo, se você está buscando lojistas virtuais, ou seja, somente quem possui um e-commerce online, você pode inserir no anúncio: ‘Somente para você que possui loja virtual’ , e desta forma irá reduzir bastante os cliques indesejados de quem você não está buscando.
Trabalhando com produtos e serviços, é válido incluir formas de pagamento e preços para chamar a atenção e aumentar a chance de conversão, pois se você coloca um anúncio sem preço, o usuário irá clicar somente para saber quanto custa e isso irá gerar custo em sua campanha. Como boa prática, o Google recomenda que você coloque todas as palavras com iniciais maiúsculas, porque atrai mais atenção e mais cliques.
Dicas para cada parte do anúncio…
– Título
Considere o título a parte mais importante do anúncio, pois ele deve conter o que o usuário está pesquisando e é onde você deve chamar a atenção para o clique.
– Descrição
Na descrição faça um resumo legal do seu negócio, tente destacar argumentos que gerem o interesse do usuário, lembre-se que são somente 80 caracteres.
– URL de visualização
A URL se destaca em uma cor verde, o que a torna muito importante para chamar a atenção do usuário. Utilize o domínio da sua empresa e tente resumir em 15 caracteres a oferta que você está oferecendo.
– URL de destino
Quando o usuário clicar no seu anúncio, ele irá ‘cair’ na URL de destino que você configurou. Lembre-se de enviar o usuário para uma página que tenha todas as informações que seu anúncio está oferecendo, pois é frustrante para cair em uma página que não condiz com o que foi clicado.
– Extensões de anúncio
Quando for necessário incluir informações adicionais em sua oferta, você trabalhar com as extensões de anúncio, alguma delas pode realmente mudar o resultado da sua campanha.
Extensões disponíveis
Frequentemente as extensões de anúncio são atualizadas pelo próprio Google. Procure ficar de olho no blog oficial do AdWords, onde você pode testar e avaliar as opções direto na ferramenta. Algumas extensões disponíveis são:
- Frase de destaque: Frases curtas que você deve destacar o serviço ou produto anunciado;
- Comentários: Reviews de clientes ou influenciadores que estejam em seu site;
- Chamada: Número do telefone no seu anúncio, em dispositivos móveis, é possível discar diretamente;
- Local: Integre com a conta do Google Meu Negócio e apresente o endereço da sua empresa;
- Preço: Lista de preço de produtos e serviços específicos;
- Snippets estruturados: Destaques do seu produto como: marca, tipo e características;
- Aplicativos: Destaque para os sistemas como: Android e iOs;
- Extensões automáticas: O google identifica automaticamente a necessidade de melhorar o desempenho e acaba criando essas extensões;
- Sitelink: Linkar páginas específicas do seu site;
- Mensagem: Enviar uma mensagem por meio do celular com conteúdo relevantes para o assinante.
Usando as extensões você consegue escolher o período a ser exibida e se serão exibidas somente nos dispositivos móveis. Com essas opções, a divulgação de promoções, eventos e ações somente para celular se tornam mais fáceis.
Fique ligado que mesmo cadastrando diversas extensões o Google irá priorizar somente o que for relevante para o usuário, então algumas podem ser exibidas ou não.
Anúncios dinâmicos
O AdWords possui uma ferramenta incrível para facilitar a criação de seus anúncios e tornar sua campanha mais relevante. Com o anúncio dinâmico, é preciso incluir apenas a descrição e a URL de visualização. O título e URL final são incluídas pelo Google com base na pesquisa do usuário e relevância do site.
Ainda não tem uma loja virtual? Clique aqui, conheça nossa plataforma de e–commerce e crie sua loja virtual agora mesmo.