O que é Curva ABC e por que ela é importante para seu negócio

O que é Curva ABC e por que ela é importante para seu negócio
Dai 22 de maio de 2020 Blog

Algumas ferramentas de gestão foram criadas há muito tempo, porém continuam presentes no dia a dia das empresas, como é o caso da Curva ABC. Talvez você não tenha ouvido falar muito nessa técnica, mas mostramos neste post o quanto ela pode ser útil para o sucesso do seu negócio. Confira.

Afinal, o que é Curva ABC?

A Curva ABC é uma metodologia de segmentação e agrupamento de itens de acordo com sua ordem de importância para a empresa. Exemplificando, imagine 3 categorias de produtos: A, B e C. Os produtos da categoria A são os que geram maior ticket médio, o B é o segundo e a categoria C são os itens que geram menor ticket.

Esse método de classificação é baseado na Teoria de Pareto, que afirma que 80% dos resultados provêm de 20% das causas. Isso quer dizer que, 80% da produtividade do seu e-commerce vem de 20% dos colaboradores ou que 80% da sua receita vem de 20% dos produtos vendidos. 

Por que ela é importante?

A Curva ABC é fundamental para uma empresa, pois ela ajuda na tomada de decisão. Afinal, permite identificar o que é mais importante para os resultados e dessa forma auxiliar o empresário a investir no que realmente gera lucro.

Imagine se você precisa reduzir o número de funcionários e corta justamente as pessoas que geram resultados? A Curva ABC entra aqui para te ajudar a tomar a melhor decisão! Além disso, ajuda a evitar excesso ou falta de estoque e mantém as finanças em dia sem prejudicar as vendas.

Aplicando na gestão de estoque

O estoque é um dos setores mais favorecidos pela Curva ABC. Afinal a metodologia ajuda a classificar os produtos que geram mais rentabilidade e os que têm um giro maior. Assim, você pode classificar os produtos da seguinte forma:

  • A: 20% dos produtos correspondem a 80% do estoque;
  • B: 30% dos produtos correspondem a 15% do estoque;
  • C: 50% dos produtos correspondem a 5% do estoque.

Se colocar os dados em um gráfico, você perceberá que se forma uma curva.

Os produtos “A” são os mais importantes para a loja virtual, pois trazem o maior volume de vendas ou faturamento. Os produtos “B” são intermediários e também merecem atenção especial.  Já os itens “C” são os de menor performance tanto no volume de vendas quanto ao faturamento. A partir dessas informações, fica mais fácil negociar valores com fornecedores e otimizar seu estoque.

Calculando a curva dos produtos

Agora que você já entendeu a importância da Curva ABC, vamos a prática. Confira como calcular a curva dos seus produtos.

1 – Liste os produtos

Faça uma lista com todos os produtos do seu estoque, por valor unitário, volume de vendas e total de faturamento. Considere esses valores para um mês de atividade.

2 – Calcule a porcentagem de contribuição

Calcule a  porcentagem de contribuição de cada produto para o faturamento. Para isso, utilize a regra de 3. Se o seu faturamento mensal for de 400 mil reais e o produto X corresponde a 136 mil desse faturamento, a conta ficaria assim: (136 x 100) / 400 = 34%.

3 – Classifique os produtos

Em seguida, você deve agrupar os itens por sua ordem de importância, como já vimos anteriormente:

  • A: 20% dos produtos correspondem a 80% das vendas;
  • B: 30% dos produtos correspondem a 15% das vendas;
  • C: 50% dos produtos correspondem a 5% das vendas.

Através da análise que a Curva ABC proporciona, você terá condições de melhorar suas estratégias de gestão, marketing e vendas. O segredo está em intensificar a comercialização de produtos que estão na classe A, aumentar as vendas dos produtos da classe B e buscar alternativas de despertar o interesse do público nos produtos que estão na classe C.

Além disso, você também poderá construir políticas de precificação mais precisas, baseado na margem de contribuição de cada item para o faturamento total, gerenciar o ciclo de vida das suas mercadorias e renovar seu portfólio.

Agora que aprendeu mais sobre essa importante ferramenta que é Curva ABC, comece a utilizá-la em seu e-commerce e tenha os melhores resultados. Se já usa, conte-nos um pouco sobre sua experiência, vamos adorar!

Daiane Caroline

Publicitária de formação e apaixonada por comunicação. Escreve para o blog da Signativa e toma café o tempo todo.

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