Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
O que é picking e como ele pode ajudar sua empresa?

O picking pode ser resumido como um sistema de coleta e separação de pedidos otimizado. O processo consiste na coleta e combinação de cargas não unitárias para configurar o pedido de um cliente. Pode ser realizado praticamente em qualquer tipo de armazém e acontece a partir do momento em que for preciso juntar pacotes, peças, produtos ou materiais para uma vez agregado, efetuar seu translado.
Introdução:
Com os consumidores cada vez mais exigentes em relação a experiência de entrega que recebem das empresas, é fundamental que as empresas estejam prontas para adotar as melhores estratégias de logística que permitam aumentar a eficiência e reduzir falhas nos processos de entrega de um produto.
Nesse sentido, uma das principais práticas que tem se destacado no mercado é o processo de picking. Você já conhece essa estratégia e como ela pode ajudar sua empresa? Não? Então continue conosco, pois é sobre isso que falaremos no post de hoje. Boa leitura!
Saiba o que é Picking
Para que você entenda como a estratégia de picking pode ajudar no seu negócio é preciso que você saiba como ela funciona. Assim, o picking, também chamado de order picking, nada mais é do que a separação dos pedidos dos clientes. É por meio dele que os colaboradores coletam o mix de produtos dentro do estoque e enviam para a área de expedição — onde eles serão conferidos e preparados para o transporte.
De modo geral, o processo de picking é um dos mais importantes do centro de distribuição, já que se trata de um fator de decisão de compra e, sobretudo, de fidelização do cliente. Desse modo, a separação deve ser cuidadosa, ágil e conforme a solicitação do cliente, para ser um diferencial competitivo da empresa.
Portanto, podemos dizer que o picking pode ser resumido como um sistema de coleta e separação de pedidos otimizado. O processo consiste na coleta e combinação de cargas não unitárias para configurar o pedido de um cliente. Pode ser realizado praticamente em qualquer tipo de armazém e acontece a partir do momento em que for preciso juntar pacotes, peças, produtos ou materiais para uma vez agregado, efetuar seu translado. Em seguida, os produtos são conferidos, embalados separadamente e preparados para o transporte.
O objetivo da técnica de picking é bem simples: acelerar o envio dos pedidos e reduzir ao máximo qualquer tipo de erro entre os pacotes despachados. Tudo isso realizando um passo a passo pré-estabelecido. Em um e-commerce, por exemplo, o processo de picking é iniciado no momento que o pedido é finalizado no site e recebido na área de estoque, onde o item será escolhido e selecionado para daí ser preparado para o envio.
Conheça os tipos de picking disponíveis
Bom, agora que você já sabe o que é picking é preciso que você saiba que o processo do picking na logística de um e-commerce pode acontecer de quatro formas: por onda, por lote, por zona e discreto. A escolha da estratégia depende de fatores como o número de operadores que podem mexer em um único pedido, a quantidade de peças que podem ser separadas por coleta e os períodos adequados para isso.
Para ficar mais claro, qual é o ideal para sua empresa, listamos abaixo as principais diferenças entre os pickings disponíveis no mercado, confira:
Picking discreto
Um colaborador é responsável por todo o processo de separação do pedido, do começo ao fim. Como apenas uma pessoa fica responsável pela ordem completa a chance de erros é menor. Em contrapartida, o tempo gasto para a finalização da ação pode ser maior.
Picking por onda
Assim como no modo discreto, o funcionário também fica responsável pela separação do pedido completo. A diferença é que neste caso, os pedidos são acumulados e processados de acordo com o prazo de entrega acordado com o cliente.
Picking por lote
Neste sistema, os pedidos são acumulados para o colaborador realizar a separação dos itens de uma só vez. Com este método, mais pedidos são preparados ao mesmo tempo.
Picking por zona
Aqui cada um é responsável por uma zona dividida por categoria de produto. Quando o pedido chega no estoque, o colaborador reserva os itens correspondentes a sua zona e envia para o fechamento final da ordem, que vai juntar cada mercadoria selecionada separadamente.
O que é necessário para uma boa implementação do processo de picking?
O processo estruturado de picking necessita de alguns cuidados básicos. Sem eles, de nada adiantará escolher o melhor modelo e trabalhar baseado apenas em demandas. Saiba o que fazer nessa etapa!
Mantenha o estoque organizado:
Não tem como implementar um processo de picking de sucesso se o estoque não estiver organizado e bem sinalizado. As atividades necessitam de sincronia para acontecer com um padrão satisfatório, por isso, é necessário que o layout seja pensado para isso. Por exemplo, não adianta colocar o espaço de embalagem afastado da expedição, pois isso aumentará o deslocamento dos operadores, o que resultará na subida de tempo e dos custos da operação, a longo prazo.
Padronize o processo de recebimento:
É muito importante que haja uma atenção redobrada com o recebimento e o registro de produtos para reduzir a margem de erros. Quando o profissional for inserir o código de barras e as quantidades, precisará alocar os itens e seus devidos lugares. Esse procedimento agilizará o encontro e separação desses materiais.
Descubra quais itens têm um giro maior:
Para que os operadores tenham muito mais agilidade, é necessário que os itens de maior saída, tenham o seu acesso facilitado, ficando próximos da área da embalagem e expedição. Da mesma forma, os produtos de menor giro, poderão ficar nas prateleiras do final do armazém, na parte alta.
Conclusão:
Bom, como vimos a estratégia de picking é um passo fundamental para que as empresas otimizem seus processos de logística, sobretudo quando pensamos em comércio eletrônico, onde as entregas são peças determinantes para garantir uma boa experiência de compra para os consumidores.
Quer saber como a Signa pode ajudar sua empresa na implementação do sistema de picking em seu negócio? Acesse nosso site, e fale com um dos nossos especialistas!