O que é Scan & go e como essa tecnologia funciona?

O que é Scan & go e como essa tecnologia funciona?
Dai 14 de julho de 2020 Blog

As longas filas nas lojas físicas continuam sendo um problema para o lojista, afinal desestimulam e até impedem o consumidor de realizar a compra. Porém, novas tecnologias como inteligência artificial e o Scan & go, estão mudando essa realidade.

Os avanços nos serviços de pagamento estão preparando os clientes para uma abordagem do tipo “você mesmo”, quando se trata de finalização de compra em uma loja. Muitos empreendedores já estão investindo nesta novidade. 

Mudanças

Os varejistas tradicionais procuram melhorar a experiência na loja para competir com os grandes comércios, mas estão enfrentando alguns desafios devido a redução de receita e pelo aumento de custos.

Entretanto, se souber investir de maneira inteligente nas estratégias digitais certas, existem grandes oportunidades. Por isso, tecnologias transformadoras, como soluções móveis de Scan & go, estão ganhando mais espaço a cada dia.

Mas afinal,  que é Scan & go?

Normalmente quando o cliente visita uma loja e decide comprar, precisa passar pelo caixa para efetuar o pagamento. Com o Scan & go, ele utiliza o próprio smartphone para digitalizar o código de barras dos itens, é redirecionado para o e-commerce efetua a compra e recebe os produtos no endereço com toda comodidade.

Essa tecnologia está revolucionando a forma como o consumidor interage com as lojas físicas, descartando a necessidade do caixa e permitindo que os lojistas concentrem suas ações em outras áreas mais relevantes. Essa é uma ótima oportunidade inclusive, para quem ainda não tem uma loja virtual.

Todo o processo consiste em:

  • baixar o app da empresa ou acessar o e-commerce;
  • escanear o código QR da loja para fazer check-in;
  • escanear o código de barras do item para adicionar ao carrinho;
  • pagar no aplicativo ou loja virtual.

Futuro

Assim como o código de barras transformou a eficiência das lojas físicas no início dos anos 80, o Scan & go pode ser a próxima grande tecnologia disruptiva do varejo, ajudando a otimizar e aprimorar a experiência de compra.

O aumento nos pagamentos sem contato e nos serviços de pagamento móvel, como Apple Pay e Samsung Pay, mostram que o consumidor está pronto para adotar essa tecnologia.

Vantagens

Existe uma série de vantagens ao utilizar o  Scan & go e uma delas é a redução de custos. Os varejistas podem, por exemplo, reduzir ou remover os caixas de suas lojas. Desta forma, elimina o investimento nos próprios caixas, nas licenças contínuas associadas, na manutenção e nos custos de operação.

Além disso, o aplicativo ajuda a evitar o desperdício, afinal é possível integrar os detalhes dos produtos e programar promoções para evitar perdas de produtos que estão para vencer, por exemplo.

Se o empreendedor optar em não ter caixas na sua loja, conseguirá oferecer novos produtos e um ambiente mais espaçoso e confortável, mudar para um local menor e mais barato ou ainda investir em um e-commerce.

Outra grande vantagem dessa tecnologia, é o acesso ao dados e hábitos de compra dos clientes. Com isso, o lojista pode otimizar sua gestão de compras e estoque e personalizar a experiência.

Funcionalidades

O Scan & go não serve apenas para realizar a compra de fato. Ela pode ser utilizada pelo cliente para acessar informações detalhadas do produto, análises, tutoriais, classificações etc.

Já o varejista consegue usar a ferramenta para destacar promoções, eventos e integrar o sistema com programas de fidelidade. Pode enviar notificações e anúncios personalizados e gerar um grande impacto na fidelização do cliente.

Em picos de vendas, como em datas comemorativas, o empreendedor não precisa se preocupar em contratar mais funcionários para suprir essa demanda. O Scan & go agiliza o fluxo de compra e possibilita uma operação mais ágil e sem obstáculos.

Como vimos, essa tecnologia coloca efetivamente o caixa no bolso do consumidor, permitindo digitalizar seus próprios itens pelo smartphone e pagar quando quiser, de qualquer lugar da loja. Essa solução sem dúvidas deve ser considerada em um mercado extremamente rápido e dinâmico como o que vivemos.

Já utiliza essa ferramenta ou tem interesse? Deixe sua experiência ou dúvida nos comentários, vamos adorar respondê-lo.

Daiane Caroline

Publicitária de formação e apaixonada por comunicação. Escreve para o blog da Signativa e toma café o tempo todo.

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