Signa - Soluções DigitaisSigna - Soluções Digitais
  • Empresa
    • A Signa
    • Sala de Imprensa
    • Trabalhe na Signa
  • Produtos
    • O Signashop
    • O Signa Commerce
    • Seu Marketplace
    • Comparativo com a Concorrência
  • Atualizações
    • Signashop
    • Signa Commerce
  • Parceiros
  • Blog
  • Preços
Solicite uma Proposta

O que esperar do mercado de e-commerce em 2022

  • Home
  • Blog
  • O que esperar do mercado de e-commerce em 2022
O que esperar do mercado de e-commerce em 2022
Dai 16 de novembro de 2021 Blog

Nesta semana, nos dias 09 e 10, aconteceu o Congresso E-commerce Brasil Santa Catarina 2021. Dentre as diversas palestras, Rodrigo Nasser, Conselheiro E-Commerce Brasil e Sócio da Itu Partners e da Aster Capital, falou sobre o que podemos esperar do mercado de e-commerce em 2022.

Ele começa explicando sobre o avanço dos dispositivos móveis. “Há um crescimento expressivo do e-commerce desde 2019, com um drive importante, que é a mobilidade: compras e buscas pelo celular passaram de 50% do total de compras em 2019”, explicou Nasser.

Além disso, o e-commerce recebeu 13 milhões de novos consumidores em 2020. Mesmo em um cenário onde muitas pessoas ainda não tinham o hábito de comprar pela internet, as vendas digitais alcançaram um público significativo para a consolidação do e-commerce.

O Auxílio Emergencial permitiu que a população tivesse acesso às carteiras digitais e também ao e-commerce. Segundo Nasser, o mercado de e-commerce está chegando próximo do ponto de limite de novos entrantes após o crescimento dos últimos anos.

O palestrante dividiu o tema em alguns pontos de atenção: social commerce, cross border, open finance, carteiras digitais e bancos digitais e por último, atenção à legislação. Confira.

Social commerce

O conselheiro do E-commerce Brasil também levantou uma pesquisa da Opinion Box. Notou que 26% dos entrevistados que compram online utilizam o Instagram para fazer compras,  e não apenas para pesquisar produtos e marcas. 

Sabemos a importância das redes sociais para o sucesso de qualquer negócio. Existem várias estratégias para atingir o público e atualmente utilizar influenciadores digitais é uma das mais assertivas. “Os influenciadores digitais, principalmente os regionalizados, têm um impacto muito relevante nos dias de hoje”, explicou Nasser.

Ele falou ainda sobre como funcionam os influenciadores: de acordo com a região um ou outro influencer terá mais relevância para determinados públicos e segmentos específicos de mercado.

Cross border e plataformas asiáticas

O palestrante ainda mostrou alguns dados, onde identificou que o volume de buscas por marketplaces novos já se equipara aos tradicionais. Exemplo disso é o Shopee e o AliExpress. O Shopee, inclusive, já está entre os marketplaces mais buscados atualmente. Mais de 70% dos consumidores já compraram em plataformas asiáticas.

Os baixos preços e a variedade de produtos são os principais atrativos que levam os clientes a buscarem uma plataforma estrangeira. Mas, por outro lado, os marketplaces brasileiros têm um histórico de entregas mais rápidas, o que os diferencia dos demais.

Apesar da grande procura, muitos consumidores ainda têm receio de receber réplicas e produtos falsificados pelos e-commerces asiáticos, o que barra até certo ponto, o avanço do cross border.

Open Finance

Com o aumento de usuários nas fintechs e bancos digitais, percebe-se que a antiga preferência por clientes mais novos já não é mais uma realidade Afinal, muitas pessoas que ainda não tinham conta em branco, aderiram às facilidades do digital.

Atualmente, 25% das contas novas já são digitais. Rodrigo pressupõe que em poucos anos veremos iniciativas do open banking específicas para as lojas virtuais, aliando o processo de conversão com a experiência através dos dados.

Legislação

Para 2021, é preciso ficar atento às novas legislações, principalmente por causa dos novos campos obrigatórios das notas fiscais, que já passarão a valer em abril de 2022.

Já em janeiro os empresários poderão se preocupar com a aprovação do regulamento do processo de fiscalização da LGPD. “A LGPD não é somente um pop up do site para ver se o usuário aceita os cookies, vai para além disso”, explica o executivo.

Ainda sobre esse assunto, Nasser fala sobre esse movimento nas empresas. “Acredito que esse monitoramento vai começar a ocorrer antes nas empresas maiores, mas vai gerar também impacto para as menores ao longo do tempo”, ele conclui.

A partir dessas informações, já tivemos uma prévia do que esperar do mercado de e-commerce para o próximo ano. Esperamos que seja um ano promissor, com muitas vendas e ainda mais novidades neste meio.

Compartilhe

Daiane Caroline

Publicitária de formação e apaixonada por comunicação. Escreve para o blog da Signativa e toma café o tempo todo.

Recent Posts

Experiências customizadas são uma forte tendência 
Blog

Experiências customizadas são uma forte tendência 

16-05-2022 - 2 mins read
Dia das Mães 2022 – produtos mais procurados
Blog

Dia das Mães 2022 – produtos mais procurados

06-05-2022 - 2 mins read

Post your comment

News de Conteúdo

Inscreva-se para acompanhar nossas novidades e as tendências do universo de vendas online.

Ajuda

  • Atualizações
  • Central de Ajuda
  • Status dos Serviços

Serviços

  • Parceiros
  • Contatos
  • Mídia e Imprensa
  • Indicação
Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo da Signa. Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei.
FGP Desenvolvimento de Software LTDA - EPP. – CNPJ 14.209.764/0001-04 – Rua 2 de Setembro, 2113, Sala 101 - Blumenau - SC CEP: 89052-004

© SIGNATIVA 2005-2022. Todos os direitos reservados.
Criando a loja você estará concordando com os termos de serviço

Escolha um tema para sua loja

Agora é só aguardar, sua loja já está sendo criada :)

Estamos criando a sua loja

Este site usa cookies para fornecer a você a melhor experiência de navegação.

Saiba mais ou ajuste suas configurações.

Signa - Grupo Nexaas
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.