Overdelivering: o que é e como utilizá-lo em seu e-commerce

Overdelivering: o que é e como utilizá-lo em seu e-commerce
Dai 2 de fevereiro de 2021 Blog

Não é de hoje que notamos que o consumidor está mais seletivo e exigente em suas compras online.  Não apenas em relação a qualidade e preço dos produtos, mas também com sua experiência em todo processo de compra e recebimento dos produtos. 

Com o aumento das vendas online devido a pandemia, essa realidade se intensificou e os e-commerces perceberam que precisavam se adaptar a essa necessidade e buscar maneiras de surpreender o cliente. Muitos lojistas apostaram no Overdelivering para conquistar isso. Confira algumas dicas que preparamos e entenda como utilizá-lo em sua loja virtual

O que é Overdelivering?

Overdelivering é um conceito utilizado no e commerce que consiste basicamente em “entregar algo a mais” para o consumidor, a fim de surpreendê-lo. Está diretamente ligado ao omnichannel, que integra todas as áreas da empresa, física e virtual, entregando uma experiência completa ao consumidor.

Suponha que realizou uma compra em uma loja e o prazo de entrega é de 20 dias, mas em 7 o produto chega na sua casa. Ao abrir a embalagem, você sente um aroma agradável e ainda recebe um brinde que tem a ver com o seu pedido. Certamente seria uma agradável surpresa, né?

O fato de receber o produto antes do prazo previsto, já é visto como algo muito positivo para o consumidor. Agora, adicione a experiência dele ao receber esse mimo e certamente terá como resultado um cliente muito satisfeito.

Aplicando o Overdelivering

Apesar de muitos consumidores terem adotado a compra online como opção nesta pandemia, alguns ainda preferem comprar em uma loja física. Afinal têm algumas vantagens o e-commerce não oferece, como entrega imediata e outras opções de pagamento. 

Por isso, aplicar estratégias de overdelivering é uma maneira de surpreender o cliente mostrando mais vantagens na compra online. Já está convencido? Então aqui vão algumas estratégias para adotar em sua empresa.

Entrega antes do prazo

Como vimos, receber um produto antes do prazo é um ponto muito positivo na visão do consumidor. Se a operação logística do seu e-commerce permite que as entregas sejam antecipadas, então use essa estratégia para surpreender e fidelizar seu clientes. 

Brinde é sempre bom

O brinde é algo poderoso e que agrada a maioria, ou quem sabe, todos que recebem. A sensação é de que o cliente está recebendo mais benefícios, sem pagar a mais por isso. É uma forma de carinho com o cliente. Mas cuidado, o brinde deve ser algo bem pensado e que faça sentido para seu público,

Frete grátis

O frete é um dos maiores causadores de desistências de compra, especialmente quando os valores são altos. Oferecê-lo gratuitamente pode surpreender seu cliente e estimular mais compras. Cuide e planeje bem para que essa estratégia não prejudique seu negócio.

Cupom de desconto

O cupom de desconto é muito interessante para fisgar aquele cliente que ainda está indeciso quanto a compra. Um cupom para primeira compra, por exemplo, pode ser uma ótima opção de incentivar os clientes. 

Cartão de fidelidade

O cartão fidelidade tem o papel de motivar compras recorrentes, afinal o cliente é estimulado a não perder seus benefícios. Porém, essas vantagens devem ser muito bem pensadas, para que ele enxergue valor e queira aproveitar.

Embalagem

A embalagem do produto é o primeiro contato que o cliente terá com a sua marca. Por isso, invista nessa área para causar um bom impacto desde o primeiro momento. Além da embalagem em si, ofereça também uma experiência sensorial, arrume os produtos com cuidado para que não sejam impactados no transporte, etc.

Amostra grátis

A amostra grátis é um benefício bastante comum em lojas de cosméticos, mas nada impede de ser aplicado em diferentes tipos de negócio. É uma forma de convencer o cliente que ainda está inseguro em comprar determinado produto sem conhecer sua qualidade. 

Como vimos, o overdelivering tem tudo a ver com a fidelização dos clientes, fator indispensável hoje em dia devido à alta concorrência.

Neste texto, observamos as estratégias do overdelivering e como você pode aplicá-las no seu negócio Além disso, mostramos os cuidados que deve tomar para manter a qualidade em todo o processo. Agora é hora de colocar essas dicas em prática e surpreender ainda mais seus clientes.

Daiane Caroline

Publicitária de formação e apaixonada por comunicação. Escreve para o blog da Signativa e toma café o tempo todo.

Post your comment