O que é Picking e como ele pode melhorar o processo de logística em sua loja virtual

O que é Picking e como ele pode melhorar o processo de logística em sua loja virtual
Dai 20 de janeiro de 2017 Marketing Digital

Depois de criar a loja, as primeiras vendas começam a surgir. Inicialmente, a quantidade de vendas é baixa, por isso separar os pedidos de forma manual ainda não é um problema. Entretanto, depois que as vendas aumentam, este processo toma proporções maiores e torna-se cada vez mais complexo. Para se adaptar a esta fase, você deve entender o que é Picking.

Picking ou Order Picking, é a atividade responsável pela separação ou preparação de pedidos. Este termo é muito utilizado para definir o processo logístico de localização e coleta de produtos dentro do estoque depois que a venda foi realizada. Seu conceito se resume basicamente a quatro etapas: localização do produto, coleta, movimentação e documentação do processo.

Uma boa estratégia de Picking está diretamente ligada ao tempo de movimentação. Os operadores (funcionários envolvidos) gastam a maior parte do seu tempo na movimentação para a coleta e colocação de produtos. Existem alguns facilitadores como leitores óticos e código de barras, que reduzem o tempo de procura e documentação, tornando o processo mais rápido.

Além dos operadores, o número de produtos em cada pedido e as janelas de tempo em que cada coleta será feita, também são elementos que definem uma estratégia de Picking. Estes elementos podem ser administrados de quatro formas diferentes, confira.

Picking discreto

Neste tipo de procedimento, cada operador fica responsável por um pedido por vez e os produtos são coletados um de cada vez. O Picking discreto reduz as chances de erros, pois existe apenas um documento para cada ordem de separação de pedido. Entretanto, é menos produtivo comparado a outros procedimentos, afinal exige mais etapas e deslocamentos.  

Picking por zona

Diferente do Picking discreto, este procedimento divide os operadores por áreas denominadas zonas. Assim que um novo pedido chega, o responsável por cada zona deposita os itens de sua responsabilidade em um local/zona predeterminado até que o pedido fique completo.

Neste modelo, o tempo de deslocamento dos operadores é reduzido, porém é necessário ter uma boa organização para não sobrecarregar determinadas zonas ou causar erros no pedido.

Picking por lote

Neste modelo o operador espera até que seja acumulado um certo volume de pedidos, para então começar a coleta dos produtos. Quando recolher o item x, precisa retirar a quantidade necessária para suprir todos os pedidos que contenham este item e em seguida realizar a distribuição.

Se a diversidade de itens no estoque for baixa, este procedimento aumentará a produtividade do operador. Entretanto, a possibilidade de erros pode aumentar.

Picking por onda 

O Picking por onda é muito parecido com o discreto, onde o operador realiza a coleta de um pedido e um produto por vez. A diferença entre eles é que no Picking por onda este recolhimento é feito em certos períodos do turno, garantindo maior eficiência operacional.

Bucket Brigades

O Bucket brigades é outra estratégia de Picking. Seu objetivo é tornar o processo auto-balanceável, compensando diferenças de produtividade entre os operadores. Nesse procedimento os operadores trabalham em sincronia, de modo que haja uma sucessão de tarefas. Uma grande vantagem deste modelo é o fato de que exige menos planejamento e administração.

Como usar o Picking em minha loja virtual?

Você deve analisar qual destes procedimentos é melhor para seu tipo de negócio. Além disso, você precisa criar processos, documentos e segui-los. A conferência dos itens e a colocação dos produtos no estoque é fundamental para manter a organização.

O estoque precisa ser funcional, os produtos com mais saída devem estar mais acessíveis aos operadores, isto influenciará diretamente nas vendas.  Além disso, é necessário realizar avaliações com frequência, verifique o que pode ser melhorado e o que gera menos esforço. Utilize algum sistema de ERP para te auxiliar nesta etapa.

Além de uma boa experiência de compra, o cliente quer receber seus produtos no prazo e conforme seu pedido, ou seja, sem erros. Por isso a logística é tão importante em um e-commerce. Use as técnicas de Picking para melhorar os processos em sua loja virtual e ofereça a melhor experiência para o consumidor, estas medidas irão refletir diretamente em seu faturamento.

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Daiane Caroline

Publicitária de formação e apaixonada por comunicação. Escreve para o blog da Signativa e toma café o tempo todo.

Comment (1)

  1. Larissa

    Olá Dai, adorei seu post explicando os tipos de picking , sou aluna do Senai e estou fazendo um trabalho nesse tema , me ajudou muito. Gostaria de saber se você consegue me ajudar em exemplos de empresas que usam cada tipo de picking ,se puder eu agradeço muito .

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