Produtos fora de estoque, o que fazer?

Produtos fora de estoque, o que fazer?
Dai 26 de junho de 2020 Blog

Apesar de seguir todos os passos corretamente para criar uma loja virtual de sucesso, nem sempre tudo sai como planejado. Muitas vezes o lojista acaba encontrando alguns desafios que podem prejudicar os negócios. Um dos principais problemas está relacionado a produtos fora de estoque.

Os famosos produtos esgotados podem interferir na reputação da sua loja, além de gerar uma punição dos mecanismos de busca. Confira neste post como minimizar esse tipo de situação.

Consequências 

Imagine a frustração do consumidor ao encontrar o produto que estava buscando e ao clicar perceber que o produto está indisponível. Mas essa decepção pode ser reduzida se você trabalhar bem a abordagem.

Muitas lojas virtuais apenas mostram a página do produto praticamente inalterada e algumas letras miúdas dizendo que está esgotado. Com isso, a primeira ação do cliente é voltar ao Google e procurar outras ofertas. 

Infelizmente isso é algo comum, principalmente para quem trabalha com produtos de vários tamanhos e estilos. Muitas vezes é causado por uma promoção sazonal ou um problema com fornecedor.

Como resolver esse problema

Listamos as principais dicas para contornar essa situação.

1. Rapidez

É preciso informar a falta de estoque imediatamente. Não deixe o usuário avaliar o produto ou ir para o checkout para então descobrir a falta do produto. Tirar a página do ar ou redirecionar não é uma boa ideia, o cliente sabe qual item estava pesquisando. O melhor a fazer é ser honesto, explicar o motivo da falta de estoque e indicar outros produtos similares.

2. E-mail

Se o item desejado pelo cliente estiver temporariamente fora de estoque, é importante solicitar um e-mail para informá-lo sobre a reposição. Dessa forma, você aumenta suas chances de venda e também cria uma lista de leads qualificados.

4. Prioridade 

Dê menos prioridade aos produtos sem estoque. Eles não podem aparecer no topo quando o usuário fizer uma busca. É importante exibir uma mensagem de falta de estoque nas páginas de pesquisa, assim o cliente não perde tempo.

5. Pré-encomendas

Em lançamentos ou quando o estoque está temporariamente indisponível, você pode configurar pedidos prévios. Com isso você fideliza o cliente e não o deixa decepcionado. 

Algumas lojas aumentam o tempo de envio para garantir a compra. Mas, apenas use esse recurso se tiver certeza do prazo de reposição. Vender um produto e não entregar no prazo pode piorar muito a situação.

Ter produtos fora de estoque não significa que seu e-commerce tenha falhas. Qualquer loja pode ou vai passar por problemas de estoque, resta saber lidar com a situação da melhor maneira. O importante é não quebrar o fluxo de compra.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentário, vamos adorar respondê-lo.

Daiane Caroline

Publicitária de formação e apaixonada por comunicação. Escreve para o blog da Signativa e toma café o tempo todo.

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