Saiba como oferecer mais segurança em sua loja virtual

Saiba como oferecer mais segurança em sua loja virtual
Dai 24 de fevereiro de 2017 Marketing Digital

Apesar do seu crescimento eminente, o comércio online ainda é um tabu para muitos brasileiros. A segurança é uma peça fundamental em um e-commerce, afinal interfere diretamente nas vendas. De um lado o consumidor, que se sente inseguro em fornecer seus dados e do outro o lojista, que pode sofrer com as fraudes.

Nos últimos 5 anos, cerca de 49% da população brasileira sofreu algum tipo de fraude com cartão de crédito ou débito. Embora o boleto bancário seja o modelo de compra mais popular no Brasil, devemos levar em consideração que o cartão de crédito está ganhando cada vez mais espaço.

Segundo a Allpago (empresa processadora de meios de pagamento online), 48% dos pagamentos online do Brasil são feitos através de cartões de crédito nacionais. Apenas 24% das vendas são feitas com boleto bancário e 21% com cartões internacionais.

Sabemos que as vendas com cartões exigem mais cuidado e por isso é necessário investir em sistemas de segurança. Existem diversas empresas especialistas em antifraude. Algumas avaliam exclusivamente o computador de acesso (onde a compra foi realizada), outras fazem uma análise dos históricos de compra para avaliar se houve fraude. Além disso, é possível rastrear o comportamento que o consumidor teve dentro do e-commerce.

Dependendo do volume de suas vendas, vale a pena conhecer alguns sistemas de segurança que cobrem um determinado valor por transação. Neste modelo, o investimento inicial é alto, por isso é importante avaliar se este tipo de contratação vai se adequar às suas necessidades.

Além disso, existem outros fatores que devem ser levados em conta para diminuir as chances de fraude e aumentar a confiança do consumidor em relação ao seu site. Confira.

Nome fantasia

É muito comum o nome da loja virtual ser um e na fatura do cliente aparecer outro completamente diferente. Isso não é uma boa prática, afinal acaba confundindo o consumidor. Pense bem, ele está comprando da “Loja X” e em sua fatura aparece “Loja Y”, é no mínimo estranho e não transmite segurança para o consumidor. Por isso, de preferência opte em manter um padrão de nomes.

Ticket médio

Para evitar fraudes em seu e-commerce, observe constantemente o comportamento do seu consumidor. Fique atento ao seu ticket médio. Se estiver acostumado a receber pedidos com um determinado valor e, de repente, começar a receber pedidos com o ticket 5x maior, tome cuidado. Pode ser uma fraude.

Comportamento do consumidor

Muitas fraudes podem ser evitadas apenas analisando o comportamento de compra dos seus clientes. Se receber muitos pedidos no mesmo CPF ou com o mesmo endereço de entrega, é melhor analisar estes casos com calma.  

Certificado de segurança

Os certificados de segurança (SSL) têm como objetivo manter os dados de uma loja virtual seguros. Além de proteger, o certificado também proporciona credibilidade ao e-commerce. Ter um SSL em sua loja virtual irá comprovar a identidade do site, além de garantir a segurança dos clientes.

Aprenda com os erros

Se mesmo com todas as ferramentas de segurança você sofrer uma fraude em sua loja virtual, lembre que esta é uma oportunidade de aprender com os erros. Avalie o que pode ter errado, se existe alguma brecha e procure melhorar para evitar que estes erros se repitam.

É importante lembrar que a segurança é um item fundamental em um e-commerce. Procure melhorar seus processos para que seu consumidor se sinta confortável e seguro ao realizar suas compras, além de diminuir as fraudes.

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Daiane Caroline

Publicitária de formação e apaixonada por comunicação. Escreve para o blog da Signativa e toma café o tempo todo.

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