SEO local: qual é sua importância e como usá-lo no e-commerce?

SEO local: qual é sua importância e como usá-lo no e-commerce?
Dai 5 de agosto de 2020 Blog

O consumidor digital quer algo além de produtos ou serviços em uma loja virtual — ele busca também uma ótima experiência online. Para isso, qualquer estratégia é válida para atingir essa expectativa, principalmente aquelas que tornam essa experiência ainda mais pessoal. O SEO local é uma delas.

Segundo um levantamento feito pela MDG Advertising, os resultados que aparecem no Google como locais são valorizados por 71% dos entrevistados. Além disso, 61% dessas pesquisas locais acabam ocasionando compras.

Para entender mais a respeito dessa estratégia, preparamos esse post, confira.

Mas, o que é SEO local?

Atrair clientes próximos ao seu estabelecimento pode ser bem difícil devido à quantidade de concorrentes. Quando um consumidor busca por “restaurantes próximos a mim”, por exemplo, ele pode encontrar muitas opções. Por isso, o lojista precisa se destacar e pode fazer isso através do SEO local.

Essa estratégia nada mais é do que uma forma de otimizar os buscadores como o Google a mostrarem sua loja quando possíveis usuários fizerem uma pesquisa relacionada ao seu negócio. Assim você se torna referência na região e consegue atrair novos consumidores  sem investir em campanhas de marketing.

Qual sua importância?

De acordo com o Google, as pesquisas que contêm “aberto perto de mim” e “perto de mim hoje” cresceram 900% em relação a 2018. Isso demonstra que os consumidores estão preocupados com o tempo que podem levar para chegar até o local ou o tempo de entrega. 

Além disso, o SEO local traz muitos benefícios:

  • se sua empresa é omnichannel, gera uma qualidade muito maior na experiência cliente;
  • determina uma autoridade local para aqueles que aparecem em primeiro no ranking;
  • contribui para a decisão do consumidor;
  • capta novos clientes;
  • conquista a confiança do consumidor;
  • atrai tráfego orgânico e qualificado.

Quais os principais fatores de rankeamento?

Confira o que deve ser feito para garantir que esteja no topo dos rankings de SEO local:

Google Meu Negócio

Sua empresa deve ser cadastrada no Google Meu Negócio, afinal lá é possível encontrar todos os detalhes possíveis (endereço, telefone, comentários e site). Além disso,é importante atentar-se a outros fatores, como comportamento do consumidor, SEO on page e link building. 

Proximidade entre cliente x empresa

Para os buscadores, os negócios mais importantes serão aqueles mais próximos do usuário. Por isso é tão importante trabalhar essa questão.

Avaliações e popularidade

Pensando na experiência do cliente, o Google sempre indicará locais que tiverem boas avaliações, além de sua popularidade. Por isso, incentive seus clientes a fazerem reviews sobre seu e-commerce.

Como começar?

Agora que já sabe a importância do SEO local para o e-commerce é hora de colocá-lo em prática. Para isso, primeiramente abra uma conta no Google Meu Negócio e a configure.

Utilize backlinks em seus conteúdos e não esqueça das técnicas de SEO tradicionais (título adequado, tags, metatags, hiperlinks, link building, palavras-chave etc). Use também o Google Posts para atualizar as novidades e incentive usuários a fazer resenhas no Google.

Não esqueça de responder todos os comentários de clientes quando lhe derem estrelas no Google, tenha um site responsivo e faça marketing de conteúdo focado em regiões relevantes para seu negócio.

Ferramentas de apoio

Alguns softwares (gratuitos, inclusive) são essenciais e podem ser muito úteis para quem vai utilizar o SEO local.

1 – SemRush: interessante para saber quais são as palavras que estão sendo mais pesquisadas pelos usuários e utilizadas pela concorrência. 

2 – Keyword Tool: muito relevante também para palavras-chave complementares.

3 – Google Analytics: ferramenta poderosa que possibilita identificar a origem de seus clientes. 

Percebeu quantos benefícios sua empresa pode obter ao investir em SEO local? Agora que você já sabe tudo a respeito de SEO local, pode começar utilizar nossas dicas, conquistar novos clientes e gerar autoridade na região em que atua. Assim, além de melhorar as vendas, conseguirá fidelizar os clientes com mais facilidade.

Daiane Caroline

Publicitária de formação e apaixonada por comunicação. Escreve para o blog da Signativa e toma café o tempo todo.

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