Vantagens de usar Wishlist em sua loja virtual

Vantagens de usar Wishlist em sua loja virtual
Dai 13 de dezembro de 2021 Blog

As Wishlist ou listas de desejos trazem grandes vantagens para uma loja virtual, tanto para os clientes quanto para os lojistas. Muitas pessoas acreditam que esta ferramenta serve apenas para os grandes players, mas acreditamos que ela pode ser utilizada em qualquer tipo e tamanho de negócio.

Mas o que é uma Wishlist?

Wishlist nada mais é do que uma lista de desejos criada no site, que permitem ao consumidor separar e salvar em coleções os produtos desejados. Basicamente, são usadas ​​quando os usuários têm interesse em seus produtos, mas não pretendiam realizar a compra naquele momento. 

Esta função pode trazer grandes benefícios ao seu e-commerce. Confira:

Redução de carrinhos abandonados

Segundo o  Instituto Baymard, a taxa média documentada de abandono de carrinho de compras online é de 69,23%. A maioria desses abandono de carrinho é decorrente da forma que os usuários navegam nas lojas virtuais. Eles apenas olham, comparam, exploram descontos e separam essas informações para depois. Estudos mostraram que o motivo mais utilizado para o abandono do carrinho é o fato de o usuário ainda não estar pronto para comprar. 

Além disso, outros fatores como custos elevados, obrigação em criar uma conta, check-out complicado, falta de confiança na loja e a entrega lenta, podem interferir.

Mas, como resolver isso? Implementando um recurso de Wishlists em seu site. Assim, você oferecerá aos seus clientes em potencial a chance de guardar os produtos que os interessem.

Expansão da base de clientes

A lista de desejos (Wishlist) permite que você ofereça ao seu público a chance de se lembrar dos produtos que ele se interessou. Além disso, conseguem usar essa ferramenta como uma oportunidade para compartilhar listas e favoritos com outras pessoas. Algumas pessoas preferem enviar listas para seus familiares e amigos próximos para receber presentes que realmente gostam.

Você deve permitir que os clientes criem várias listas, e oferecer a opção de defini-los como privados ou compartilhados.

Tendências e buscas

Algumas pessoas ficam em dúvida sobre a real necessidade de usar as wishlists no e-commerce por já conhecer seu público. Entretanto, o que os usuários desejam nem sempre equivale ao que compram.

Existem fatores que podem contribuir para essa tomada de decisão, como o preço por exemplo. Determinado produto está em todas as listas de desejos, mas ninguém o está comprando? Talvez o preço esteja muito alto ou a qualidade seja muito baixa. Sabendo dessas informações, poderá testar várias soluções para melhorar sua taxa de conversão.

Antecipação de estoque

Criar ações em uma loja virtual nem sempre é fácil, especialmente quando você acabou de iniciar um negócio e não conhece muito seu público. A Wishlist pode oferecer informações valiosas, que você pode utilizar para antecipar os níveis de estoque. Além disso, é possível analisar a localização dos usuários e fazer listas com os mais vendidos por região.

Marketing personalizado

Os usuários recebem diariamente muitas mensagens de marketing: banners nas lojas, caixa de entrada de e-mail lotada de propagandas e listas, feed de notícias cheio de anúncios gráficos etc.

Para que o consumidor não crie uma imagem negativa de seu negócio, pela inconveniência e insistência, o ideal é trabalhar com marketing sob medida. Esta função pode ajudá-lo a reconquistar a atenção de seus clientes e chamar a atenção de outros em potencial. Use a Wishlist como fonte de informação do seu público e não hesite em acompanhá-los com mensagens que gerem vendas como:

  • Avisos de estoque baixo
  • Avaliações de produtos 
  • Descontos especiais
  • Lembretes

Hoje conhecemos as principais vantagens de utilizar uma Wishlist em uma loja virtual. Fique atento a essas funcionalidades que podem mudar o rumo do seu negócio.

Já usou a lista de desejos em seu e-commerce? Conta pra gente como foi.

Daiane Caroline

Publicitária de formação e apaixonada por comunicação. Escreve para o blog da Signativa e toma café o tempo todo.

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